Cheirar o bumbum um do outro é quase um ritual canino, é assim que eles são capazes de identificar quem é o outro cão, qual sua raça e até mesmo suas emoções. Entretanto, se seu cachorro baixa o bumbum ou coloca o rabo entre as pernas para que os demais não o cheirem, você achou a matéria correta. Isso porque vamos explicar o porquê disso acontecer e como evitar.

A causa do problema

Existem duas causas comuns para este tipo de problema e fique tranquilo, este não é um comportamento incomum. Porém, ele afeta o bem-estar e a felicidade do seu cachorro, por isso preste bem atenção para que você consiga ajuda-lo. Veja as causas a seguir:

– Pode ser por falta de socialização: A falta da socialização correta pode causar grande medo no seu amigão quando outro cão se aproxima. Logo, ele baixa seu bumbum e repele a ação para se proteger.

Leia também: Por que os cachorros cheiram o bumbum dos outros?

cheirem

– Pode ser devido a trauma desenvolvido: Se alguma vez seu cachorro saiu para passear e ficou assustado ou teve uma má experiência com outro cachorro, é comum que isso se torne um trauma para ele e que seu peludinho simplesmente nunca mais queira contato com ninguém.

Como tratar o trauma de que o cheirem

Como pudemos ver, este é um problema de autoestima comum que pode tranquilamente ser tratado. Porém, é necessário ter muita paciência, amor e carinho para que os passeios com seu cão sejam um momento prazeroso e não temeroso.

O primeiro passo é descobrir se algum de seus amigos possui um cachorro tranquilo e amigável. Então, comecem a passear com seus cães juntos, assim fazendo com que pouco a pouco um confie no outro. É importante fazer a introdução do novo amigo com calma, primeiro apresente um ao outro e vá embora. Depois, faça com que convivam por mais tempo em um passeio curto e devagar, vá acostumando um ao outro. Quando seu cachorro parecer estar tranquilo ao lado do novo amigo, premie-o com um petisco e muitos elogios, assim ele saberá que está seguro e fazendo o correto. Pouco a pouco ele irá relaxar, relaxar e quando você menos esperar, eles estarão cheirando um o bumbum do outro.

O que você JAMAIS deve fazer

– Nunca perca a paciência com seu cachorro nesses momentos, grite ou o xingue por não deixar que outros cães o cheirem. Isso pode causar um trauma ainda maior e complicar a relação tutor/cachorro que você tanto preza. Trate-o com amor e paciência sempre.

Por que meu cachorro não deixa que os outros o cheirem? 2

– Nunca obrigue seu cachorro a socializar com os demais, sempre deixe ele à vontade para avançar no seu ritmo, assim fazendo com que aos poucos se sinta seguro e feliz.

– Não leve seu cachorro a partes que sejam muito frequentados por outros cães, isso pode gerar uma atmosfera de extrema tensão e piorar ainda mais a ansiedade e o temor.

– Jamais acaricie ou premie seu cachorro quando ele baixar o bumbum ou colocar o rabinho entre as pernas. Isso porque fazer essa ação encorajará seu cão a continuar fazendo o mesmo, associando o ato de se proteger como algo correto – o que não é o caso.

Atenção

Caso você acredite que seu treinamento não está funcionando e que a situação só piora, busque ajuda profissional. Seu cachorro precisa ter confiança e se sentir bem durante os passeios e para que outros cães o cheirem, não apreensivo. Por isso, não deixe de leva-lo para caminhar em função deste temor, mas sim busque por um profissional que consiga adestra-lo e resolver a questão com muito amor e carinho para que juntos, ele supere seu medo. Além disso, o adestrador além de ajudá-lo com o medo do seu cão, também dará dicas preciosas sobre a personalidade do seu amigão para que o convívio de vocês melhore cada dia mais.

Você sabia de tudo isso? Comente!