Caso você tenha o grande desejo de ter dois filhotes em casa para brincar e crescer juntos, talvez tenha essa dúvida. Será que é melhor adotar irmãos de ninhada ou cães de ninhadas diferentes, porém com idade semelhante? Vamos descobrir!

Há muitos anos os criadores de animais e proprietários de canil desaconselhavam que fossem adotados filhotes irmãos. Porém, hoje tudo mudou e na verdade, se tornou altamente recomendável. Ter dois cãozinhos crescendo juntos é maravilhoso pois eles fazem companhia um ao outro, brincam juntos e ainda prendem em conjunto pois tendem a imitar as boas características (as que você encoraja) um do outro. Inclusive, dizem os especialistas que adestrar dois cães ao mesmo tempo é muito mais fácil devido a esta característica.

Uma vantagem de adotar irmãos de ninhada é que eles já se conhecem desde sempre, ou seja, já estão acostumados um com o outro, são amigos e se amam. Logo, a adaptação se torna muito mais fácil. Além disso, o desenvolvimento de ansiedade de separação é anulado já que eles jamais ficarão sozinhos (isso nos dois casos, tanto irmãos de ninhada quanto cães de idades semelhantes).

Leia também: Quando posso tirar um filhote da ninhada?

irmãos de ninhada

É melhor ter filhotes irmãos de ninhada ou com idades semelhantes?

Talvez nenhum. Como assim, Amanda? Você não disse que é legal ter filhotes unidos? Então, é muito bonito e fofinho ter irmãos crescendo juntos, seja da mesma ninhada ou de ninhadas diferentes. ENTRETANTO, espere eles crescerem um pouquinho… hehe. Cada cachorro possui uma personalidade já definida no dia que nasce e conforme cresce, ela vai se fortalecendo. Logo, é comum que com o tempo os irmãos comecem a brigar muito, disputar terreno, carinho e atenção.

Depois de um tempo você verá que acabará tendo em casa um cachorro dominante e outro mais tímido. Quando isso acontece naturalmente, é mais fácil para você. Entretanto, existem vezes que ambos os cachorros possuem uma personalidade dominante, o que causa brigas constantes. Infelizmente, seguir uma linha hierárquica é algo instintivo nos cães e se eles possuem a mesma idade e porte, a guerra é quase inevitável. E o que isso gera? Um clima constante de tensão e medo ao invés de um ambiente agradável e fofinho.

É claro, você poderá treiná-los para respeitarem você e seguirem ordens capazes de apartarem as brigas. Porém elas sempre voltarão a existir, mesmo que eles durmam juntos, brinquem juntos e em diversos momentos demonstrem extremo amor, as brigas voltarão porque, como eu disse, a dominância é inevitável.

É melhor ter filhotes irmãos de ninhada ou com idades semelhantes? 2

E agora? O que eu faço?

Você tem duas opções. Você pode ter cães de idades semelhantes, porém precisará de uma casa grande e muitos membros de família para cooperar com este sonho pois será necessário cria-los de forma individual. Assim, eles terão duas identidades, duas personalidades e duas formas de comportamento independente uma da outra. Para isso, você com certeza precisará de um adestrador que ajude a prevenir os conflitos e de muita, muita paciência.

Agora, a segunda opção – e a mais indicada – é não ter. É claro, você pode ter dois, três, quatro cachorros e isso é lindo! Será maravilhoso ver todos sendo amigos, convivendo juntos em plena harmonia. Porém, para que isso funcione, é importante que os filhotes tenham idades diferentes. Adote o primeiro, espere um ano e então adote o segundo. Assim, quando o mais novo chegar a hierarquia já estará definida devido ao tempo de território do irmão mais velho, além disso despertará um instinto protetor do irmão mais velho diante do mais novo como o alfa da família. Essa proteção trará a harmonia, o amor e o carinho dos dois e você viverá em uma casa muito, muito mais feliz.

Você sabia de tudo isso? Comente!