Canecas para Presente

Pepino é um alimento presente na casa de quase todo o brasileiro. É refrescante, prático e muito nutritivo. Entretanto, será que seu cachorro também pode aproveitar essas características? Vamos descobrir agora!

Sim, felizmente para os tutores de plantão, cachorro pode comer pepino e ele inclusive é muito benéfico para sua saúde. Segundo a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais (ASPCA), o pepino já foi testado e não é um alimento tóxico para cachorros e diversos outros animais de estimação também.

Quais os benefícios do pepino para cachorro?

O pepino é um vegetal riquíssimo em água, logo aqui já começam suas grandes vantagens. É comum que nossos amigos peludos se hidratem pouco e todo alimento que tenha muita água já é excelente para mante-los hidratados, principalmente nos dias quentes. Além disso, o pepino possui grande quantidade de minerais e vitaminas, dentre delas estão a vitamina K e a vitamina C, ambas excelentes para a manutenção do sistema imunológico e também da saúde bucal, óssea e sanguínea.

Leia também: Cachorro pode seguir dieta vegetariana?

Pepino

Já dentre os minerais destacamos o ferro e o magnésio, ambos capazes de prevenir doenças como anemia e também problemas articulares. Outro fato importante está na presença de fitonutrientes, estes são nutrientes com ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam muito a prevenir inúmeras doenças.

Como faço para dar pepino ao meu cachorro?

Os cachorros são curiosos por natureza, porém alguns podem ficar relutantes quando o assunto é pepino. Isso porque o cheiro forte e aparência podem fazê-los relutar a experimentar, entretanto depois que comem a primeira vez, costumam adorar. Por isso, aqui vão algumas dicas. O primeiro passo é sempre corta-lo em pequenos pedaços ao invés de rodelas, isso porque assim eles costumam aceitar melhor.

Você também pode misturar o pepino com outros alimentos para que a apresentação não seja tão bruta. Uma ideia que muitos veterinários aconselham é dar o pepino junto com queijo ou ainda iogurte sem lactose. Você também pode fazer um delicioso prato de arroz ou de macarrão junto com o pepino picadinho. Outra ideia muito legal é dar o pepino inteiro como se fosse um brinquedo e deixa-lo mastigar até enjoar.

Devo dar com ou sem casca?

Esta é uma importante pergunta já que sabemos que algumas frutas e verduras possuem cascas e sementes tóxicas. Acontece que felizmente o pepino pode ser comido com casca e tudo. Isso porque a mesma é de fácil digestão e ainda se apresenta como uma excelente fonte de fibras, entretanto existem cães que simplesmente não gostam muito do sabor e para estes, você pode simplesmente retirar a casca sem grandes problemas.

Posso dar pepino para o meu cachorro? 2

Caso você acredite ser importante a ingestão desta quantia de proteínas, você pode começar a introduzir a casca depois que seu cão já estiver acostumado com o pepino. Ou você também pode simplesmente fazer o processo de adaptação novamente ao misturar o legume com outros alimentos, assim suavizando seu sabor e aos poucos acostumando o paladar do seu amigão com ele.

Importante

Se você acompanha o blog já sabe o que eu direi. Acontece que apesar de ser em geral um produto seguro e cheio de nutrientes, é possível que seu cachorro tenha certa intolerância. Seja devido a alguma alergia ou a particularidades relacionadas com seus órgãos e saúde. Por isso, antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu cachorro, é de suma importância que você consulte seu veterinário de confiança.

Por quê? Simples, apenas ele conhece todas as particularidades relacionadas a sua saúde e pode indicar se é realmente seguro dar o alimento para o seu cachorro. Por isso, seja sempre responsável e jamais haja com imprudência, lembre-se que a prevenção é sempre a melhor escolha.

Você conhecia essas informações? Comente!

Canecas para Presente