É comum que tutores saiam para trabalhar e deixem seus cachorros assistindo televisão. porém, será que eles entendem? Será que conseguem compreender o que as imagens e os sons passam? É o que hoje iremos descobrir!

Como toda boa resposta: sim e não. Como assim? Acontece que os cães tem olhos diferentes dos nossos em relação a precisão. Eles captam o movimento de uma forma mais eficiente do que os olhos humanos. Quanto assistimos televisão, vemos uma imensa sequência de imagens que são transmitidas em alta velocidade para termos a ideia de movimento, essa imagens são transmitidas no mínimo a 40Hz para que o ser humano veja, entretanto os cães enxergam com a velocidade de 75Hz!

Leia também: 5 personagens caninos de séries de televisão inesquecíveis!

televisão

As televisões mais antigas ainda transmitem as imagens em apenas 50Hz, enquanto – felizmente para os cães – as mais novas chegam a 1000 Hz de velocidade. Porém, imagine você o quão entediante era para um cachorro assistir televisão antigamente? Ela como se as imagens passassem em câmera lenta, logo elas não atraiam a atenção do cão por muito tempo. Felizmente, isso mudou. A altura da televisão em relação aos olhos também influencia no interesse, isso porque o pet do chão assistir a televisão que está presa na parede é o mesmo que você ir ao cinema e sentar na primeira fileira. É desconfortável, não é mesmo?

Por último, existe o fato da programação da televisão não ser feita para despertar o interesse do cachorro, o que influencia diretamente no despertar do seu interesse. Então, em resumo, o cachorro pode ver televisão e entende o que ocorre, porém ela não desperta o menor interesse deles.

Televisão para cães: Existe?

Caso você queira que seu cachorro se divirta vendo televisão enquanto você está fora, aqui estão algumas dicas de como tornar este sonho realidade.

– Compre uma televisão que transmita imagens a mais de 75Hz;

– Coloque-a na parede na mesma altura que os olhos do seu cachorro;

– Procure programação que seu cachorro possa se interessar, ele irá adorar ver outros animais como gatos, pássaros, vaquinhas e etc.

Hoje existem tanto na televisão fechada quanto no próprio YouTube inúmeros canais que transmitem apenas programação para cachorro. Nesses canais você verá conteúdos relaxantes, estimulantes e reforçadores de comportamento. Segundo os produtores destes canais, assistir a televisão diminuirá a ansiedade de separação, estimulará a mente dos eu pet e ainda reforçará bons comportamental.

Cachorros podem ver televisão? 2

Mitos sobre a visão dos cachorros

Cachorros encheram em preto e branco?

Já falamos sobre isso aqui no blog, porém apenas para relembrar… é mentira. Cachorros conseguem reconhecer alguns tons de cores como azul, amarelo e variantes do cinza, entretanto as cores verde, vermelho e laranja são vistas por eles como tonalidades de amarelo diferentes.

Cachorros veem no escuro?

Sim, os cachorros possuem esse por especial devido ao fato de suas pupilas se dilatarem muito mais, assim conseguindo absorver pequenos feixes de luz e enxergando durante a noite. Outro detalhe interessante é que eles possuem uma pátina de células que ajudam a otimizar a visão durante a noite, ela fica no fundo da retina e também é a causadora dos olhos dos cães brilharem no escuro quando iluminados.

Eles não enxergam de perto

Mais ou menos verdade, isso porque o campo de visão dos cães é diferente e objetivos que surgem a menos de 30cm de seus olhos são vistos como grandes borrões, por isso acaba que o cachorro precisa cheirar tudo para identificar o que é.

Importante

Não utilize a televisão como artifício para ficar distante do seu cachorro, cães são seres sociáveis e não devem ficar sozinhos por longos períodos. Além disso, eles também precisam de brinquedos, de exercícios e jogos para serem felizes, a televisão é apenas um apoio, um auxílio para que ele não se sinta tão entendiado quando você estiver trabalhando.

Você sabia de tudo isso? Comente!