Canecas para Presente

Lindo, inteligente e brincalhão, todos conhecemos um pouco sobre o famoso Cocker Spaniel Inglês. Entretanto, será que você conhece sua origem? Sua personalidade? E sua saúde? Descubra tudo isso agora na sequência.

Origem do Cocker Spaniel Inglês

Tudo começou através da raça chamada Spaniel. Ela era muito utilizada para caça e era querida devido a fato de em uma mesma ninhada nascerem cães de portes diferentes. Os maiores eram utilizados para caçar mamíferos enquanto os menores eram treinados para caçar aves.

Hoje conhecemos uma grande variedade que provém deste ancestral em comum, são elas o Cocker Spaniel, o Springer Spaniel, o Field Spaniel e o Sussex Spaniel, porém neste período todos pertenciam a um único grupo. A distinção só foi feita no final do século XIX quando o Cocker Spaniel Inglês foi reconhecido oficialmente pela primeira vez, neste período sua principal função era caçar aves como galinhas e patos.

Leia também: Cocker: 5 incríveis informações sobre a raça

Cocker Spaniel Inglês

Devido a seu porte e jeito adorável, se tornou popular em sua terra natal – Grã Bretanha – e logo tomou conta de toda a Europa antes de ser levado aos Estados Unidos pela primeira vez onde a raça foi modificada e deu origem ao Cocker Spaniel Americano que é um pouco diferente. Neste período os britânicos se opuseram às modificações e tornaram proibida a cruza entre a raça original e a americana, assim original a distinção que permanece até os dias de hoje.

Personalidade

Esta é uma raça perfeita para ser integrante de uma família. O Cocker Spaniel Inglês é querido, amigável, muito brincalhão, sociável e desenvolve um incrível vinculo com a família, escolhendo sempre um dos membros para ser seu tutor principal. Sua socialização é fácil devido a sua natureza, porém é importante ser feita para evitar um comportamento agressivo quando adultos. Entretanto, esta é uma raça conhecida por se dar bem com todas as pessoas, com crianças e outros animais também.

Caso você esteja procurando algum problema no Cocker Spaniel Inglês, é preciso estar ciente de que ele costuma ser um tanto destruidor quando fica sozinho por períodos longos, é muito carente e por isso precisa estar sempre acompanhado. Do contrário, desenvolve ansiedade de separação com muita facilidade. Ele também precisa de muito exercício, sendo necessário caminhar com ele diversas vezes para evitar sobrecargas de energia no seu sofá, almofadas e demais móveis da casa.

Cuidados e Saúde

O Cocker Spaniel Inglês precisa de uma quantidade moderada de cuidados, é necessário penteá-lo três vezes por semana além de tirar manualmente seu pelo morto a cada dois ou três meses. É importante leva-lo às vezes para visitar uma pet shop onde serão realizadas todas e limpezas mais profundas em seu pelo.

Cocker Spaniel Inglês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Suas orelhas devem ser limpas com frequência para evitar otites e demais infecções. Além disso, sua necessidade de exercícios é diária e intensa, por isso o ideal é ensina-lo a praticar algum esporte canino de alto impacto para fazer todos os dias e gastar sua energia. Entretanto, é uma raça que facilmente se adapta tanto a casas quanto a apartamentos.

Sobre sua saúde existem algumas doenças que aparecem com certa frequência, são elas a atrofia progressiva de retina, catarata, glaucoma, displasia de quadril, cardiomiopatia e nefropatia familiar. Por isso é importante levar seu cão para fazer check-ups a cada seis meses pelo menos, além disso jamais esqueça do calendário de vacinação e desparasitação tanto interna quanto externa. Existem relatos de que os cockers de duas cores possuem tendência a surdez grave, por isso fique atento.

Educação

Esta é uma raça inteligente que aprende com facilidade, entretanto seu adestramento é difícil. Por isso, aposte no adestramento positivo que é focado na recompensa por ação correta. Este é o tipo mais eficaz para a maioria dos cachorros, por isso aposte em petiscos cada vez que o Cocker Spaniel Inglês realizar corretamente o comando ou atividade pedido. Ele aprende muito rapidamente, entretanto é preciso recorrência para que ele realmente atenda sempre que for solicitado.

Características básicas

O Cocker Spaniel Inglês é um cão de porte médio musculoso, proporcional e de orelhas compridas e belas. Ele costuma ter de 35 a 45 cm de altura, 10 a 25 kg e viver de 12 a 14 anos. Sua necessidade de exercícios é alta, ele é sociável, ativo e muito fiel além de carinhoso, sendo ideal para famílias com crianças. Também é ideal para quem vive em casa ou apartamento, quem gosta de caçar e também de praticar esportes. Seu pelo é liso, fino e comprido e esta é uma raça que prefere clima moderado.

Você conhecia todas essas informações a respeito do Cocker? Comente!