Canecas para Presente

Se você tem pet em casa, talvez já tenha se deparado com o pet lambedor. Isso mesmo, um cachorrinho sem vergonha que lambe tudo o que vê, porém porque será que eles fazem isso? Vamos descobrir!

Como já poderíamos imaginar, a língua é um dos órgãos sensoriais favoritos dos cachorros, inclusive ela tem o papel semelhante ao das mãos para nós. Logo, eles a utilizam através da lambida para fazer carinho, demonstrar submissão, sentir o sabor das coisas, conhecer e reconhecer objetos e animais, para demonstrar dominância e também para aliviar o estresse e o tédio. A lambida é um comportamento extremamente normal e seu cão simplesmente faz isso porque faz parte de sua natureza, portanto você não precisa se preocupar.

Porém, vale o alerta. Se o hábito tem se mostrado mais intenso nos últimos tempos, é possível que esteja representando alguma mudança. Pode ser devido a alguma ansiedade, medo ou até mesmo ter se tornado um comportamento compulsivo. Nestes casos é importante ficar alerta para resolver o problema e devolver a vida feliz que seu cachorro tinha.

Leia também: Por que cachorro lambe seu tutor?

lambe

Lambe por compulsão

A lambida por compulsão é um problema, significa que seu cachorro pode estar descarregando tédio, ansiedade e estresse na lambida e assim acaba adquirindo a obsessão por lamber. Uma das primeiras perguntas que o veterinário fará para você é quando seu cachorro se lambe desta forma. Se a resposta for enquanto você conversa com ele com amor, temos um problema também. Isso porque se você o ‘elogia’ quando está tendo este comportamento através de um doce tom de voz, ele acreditará que está agradando e irá repetir o comportamento diariamente até que se torne compulsivo.

Seu cachorro lambe desta forma para chamar sua atenção? Talvez você esteja ficando tempo demais longe de casa ou sem dar atenção ao seu melhor amigo. Cães são animais sociais e precisam de amor e carinho constantes, por isso, se este for o caso, lhe dê mais atenção. Brinque com ele, leve-o para passear e com o tempo a obsessão por lambidas terminará.

Lambida de felicidade

É comum que cães lambam também quando estão felizes, sendo esta a primeira manifestação de carinho que aprendem na vida. Já quando nascem a primeira ação da mamãe cadela é lamber seus filhotes da cabeça aos pés e depois isso se torna um hábito que os ajuda a pegar no sono. Quando queria carinho, comida ou atenção, bastava dar uma lambidinha na mamãe e ela logo atendia já que conhecia o cheirinho de cada um.

Ou seja, a lambida é definitivamente um recurso maravilhoso que eles carregam desde o berço e que é essencial para suas relações tanto consigo quanto o mundo a sua volta. Então, quando seu cachorro vier felizão lamber você, aceite o carinho.

Para demonstrar dominância

Como bem sabemos, na vida canina existe uma hierarquia que precisa ser seguida para que não hajam problemas. Na cabeça do cão, sempre há um líder e quando ele sente-se no direito de ser o alfa da casa, ele irá pular – seja em você ou nos demais cães – derrubar e tentar lamber o rosto. Caso você seja o alvo, lembre-se de virar a cabeça e desencorajar o ato, assim o ignorando por algum tempo depois disso.

Por que meu cachorro lambe tudo? 2

Ele também pode começar a subir em você o mais alto possível para demonstrar superioridade e o ideal nestes casos é desencorajar a atitude. Uma dica de ouro é passear com ele utilizando coleira e guiando o caminho, assim demonstrando sua dominância. Caso tenha dificuldades, busque um treinador profissional para orientar seu cachorro da forma correta.

Por último, um sinal de ansiedade

Como já dissemos, ansiedade pode causar comportamentos compulsivos como se morder, destruir as coisas e claro, lamber tanto a si quanto a objetos ao seu redor. Se seu cachorro lambe tudo o que encontra, certamente é ansiedade. A ansiedade é causada por casos de energia acumulada, por ficar muitas horas consecutivas sozinho ou ainda por não receber carinho e atenção.

Logo, você resolve essa compulsão fazendo o máximo para terminar com a famosa ansiedade de separação. Ou seja, leve-o para caminhar todos os dias para gastar sua energia, disponibilize inúmeros brinquedos para ele se divertir na sua ausência e claro, reservar horas do seu dia para se divertir com ele. Brinque, role no chão e esteja com seu melhor amigo para que ele se sinta melhor.

Você sabia disso tudo? Comente!

Canecas para Presente