Como bem sabemos, é muito importante que seu cachorro seja castrado para prevenir uma série de doenças sérias relacionadas ao sistema reprodutor, isso além de evitar as crias indesejadas. Porém, será que devo mudar a alimentação depois do procedimento?

A resposta é sim. É de suma importância que você altere a alimentação do seu cachorrinho após a castração porque ocorrem inúmeras mudanças após o procedimento. Veja a seguir um pouco mais sobre o assunto:

O que muda no organismo do cãozinho?

O corpo dos cachorros, assim como o nosso, é uma máquina perfeita que funciona de forma complexa e em conjunto como um grande grupo de engrenagens. Cada órgão tem seu papel fundamental e quando algo é retirado, o sistema muda o funcionamento e isso é natural.

Leia também: Quando posso castrar meu cachorro?

castrado

Após a castração, as mudanças são todas positivas, além de não haverem mais bombas hormonais de tempos em tempos, o cachorro ficará um pouco mais caseiro, não terá mais tanta necessidade de realizar exercícios físicos e ficará um tanto sedentário. A mudança hormonal causa mudanças metabólicas também e por isso, a ingestão de alimento precisa ser modificada para evitar a obesidade.

As mudanças metabólicas após a castração

A alimentação é a base da vida e sem ela não é possível sobreviver. São as proteínas, nutrientes e vitaminas que mantem o organismo funcionando perfeitamente e com saúde e a chave esta na quantidade. Devido ao fato dos cães ficarem mais sedentários após o procedimento de castração, é lógico que não precisam mais de tanta energia para se manter durante os dias. O erro de manter a mesma dieta de antes da castração está no fato de que a antiga alimentação tinha uma quantidade grande de calorias que agora precisa ser diminuída para evitar a obesidade.

Porém, não é só reduzir a quantidade de comida. Isso porque o valor nutricional ainda é o mesmo, o que precisa mudar são as calorias. Logo, você precisará investir em um tipo de ração específico para cachorros castrados que já é pensada para cães mais sedentários e com necessidades diferenciadas. Ela também ajuda a reparar o trato urinário, evitando problemas futuros nesta região devido ao sódio e corantes.

Devo mudar a ração após meu cachorro ser castrado? 2

O que a ração para cães castrados possui?

A ração para cães castrados é rica em proteínas animais que ajudam a gerar energia e manter a musculatura mesmo com a diminuição dos exercícios físicos, também possui um teor baixíssimo de gordura devido a diminuição de consumo energético e assim mantem o peso do seu amigão. Além disso, ela é rica em fibras que promovem saciedade e ainda são enriquecidas com L-Carnitina, uma enzima muito conhecida por controlar o peso ao promover a queima de gordura.

Acompanhamento veterinário

É muito importante realizar um acompanhamento veterinário durante este período de adaptação porque nem todo o cachorro é igual. Existem cães que vão continuar correndo e pulando da mesma forma que faziam antes do procedimento de esterilização. Logo, existem casos em que a ração para cães castrados não é ideal. Além disso, existem cachorros com condições pré-existentes e que já precisam de um balanceamento nutricional diferenciado e a ração específica pós castração já pode não ser a melhor ideia.

Apenas seu veterinário de confiança conhece e sabe tudo sobre seu cachorro, todas as doenças que já teve, as alergias, o porte e as necessidades nutricionais também. Por isso, faça essa consulta especial e tire todas as suas dúvidas. É sempre muito melhor prevenir um problema de saúde do que precisar realizar tratamentos no futuro que causam dor ao seu amigão e também podem ser custosos para o seu bolso. A economia de agora é o prejuízo de amanhã, tanto do seu bolso quanto da saúde e qualidade de vida do seu melhor amigo.

Você sabia dessas informações? Comente!