Caneca para Presente

Os cachorros só não falam, porque de resto sua comunicação é extremamente complexa e chorar está incluído nesta comunicação. Porém, por que será que alguns cachorros choram tanto? Vamos descobrir agora!

Existem inúmeras causas para o choro em excesso dos cachorros e não é difícil entender o porquê dos tutores quererem resolver a causa o mais rápido possível. Afinal, existem poucas coisas no mundo que dão mais agonia do que choro de bebê e de cachorro. Para entender a razão, o primeiro passo é prestar atenção no contexto ou situação em que seu melhor amigo apresenta o comportamento. Veja a seguir algumas das situações mais comuns.

Chora por ficar sozinho

Seu cachorro começa imediatamente a chorar toda a vez que você sai de casa? Isso acontece porque cachorros são seres totalmente sociais e precisam da companhia humana para se sentirem felizes e realizados. Se seu cachorro chora sempre que você sai, significa que ele não sabe gerenciar seu tempo sozinho e ao se ver nesta situação, acaba se sentido abandonado, triste e estressado. Inclusive, pode-se desenvolver casos de ansiedade por separação que incluem inúmeros problemas comportamentais e dentre eles está o choro.

Leia também: 8 comportamentos do tutor que o cachorro odeia

chora

Caso seja esta a causa que leva seu cachorro a chorar, enriqueça seu ambiente. Deixe inúmeros brinquedos a sua disposição para que ele consiga se distrair ao longo do dia. Além disso, é importante que você leve-o para caminhar diariamente para gastar sua energia e assim descansar enquanto você estiver fora. Essas são as melhores dicas para que seu cachorro consiga manter a calma quando está sozinho, porém também não abuse. É muito importante que ele não fique mais do que 6 horas sem companhia.

Chora e treme ao mesmo tempo

Caso seu cachorro esteja chorando e tremendo ao mesmo tempo, fique muito alerta. Isso porque certamente ele está sentindo incômodos e dores relacionadas a alguma doença ou desequilíbrio no organismo. Quando treme, ele quer dizer que esta com medo, sentindo-se inseguro e vulnerável. Por isso, caso seu cachorro esteja chorando e tremendo você precisa leva-lo ao veterinário o mais rápido possível.

Caso ele viva do lado de fora da casa, o choro associado ao tremor pode ser simplesmente frio. Ele está suplicando para que você o coloque para dentro e o aqueça. É muito importante que seu cachorro tenha sempre um local seguro, um refugio aquecido onde consiga se proteger do vento e da chuva.

As noites são realmente frias e podem causar quedas de imunidade e até mesmo a temida gripe canina. Inclusive, se você mora em uma região fria, é de suma importância que ele durma dentro de casa em um espaço aquecido, sem circulação de vento e seguro para sua saúde.

Por último, o cachorro ainda pode chorar e tremer simplesmente porque está com medo e ainda está se adaptando ao novo lar. Essa motivação se adéqua caso você tenha adotado seu novo amigão há pouco tempo. Lembre-se que a adaptação sempre será lenta e gradual e é importante que o tutor esteja sempre presente para promover um ambiente seguro e tranquilo desde o primeiro dia.

Por que meu cachorro chora tanto? 2

Chorando durante toda a noite

É comum que seu novo filhote chore durante as noites em função de estar distante de sua mãezinha, isso acontece principalmente quando o cão é desmamado prematuramente e sai do ninho antes do terceiro mês de vida. É importante ressaltar que este cãozinho provavelmente terá problemas no desenvolvimento de seu sistema imunológico, assim sendo mais frágil diante de doenças. Além disso, sua aprendizagem e socialização certamente serão dificultadas, causando choros e latidos excessivos.

É por isso que é muito importante aguardar o desmame natural e também que o cachorro aprenda tudo o que é necessário com sua mamãe e irmãos antes de levar o pequeno para sua casa. Caso você já tenha adotado-o prematuramente e não tenha mais volta, se informe sobre como fortalecer sua imunidade através de alimentação e cuidados. Além disso, promova um ambiente tranquilo para que ele possa descansar e ficar bem, se sentindo aquecido e seguro. Assim, aos poucos, ele parará de chorar durante a noite.

É claro, fique sempre atento já que é possível que o choro seja causado na verdade por alguma dor relacionada a problemas de saúde. Então, se o choro parecer anormal, busque seu veterinário de confiança e faça uma consulta para garantir que tudo vai bem com seu filhote. Caso o choro venha de cães idosos, a causa pode ser cãibras ou ainda dores musculares que costumam aparecer durante a noite, principalmente quando faz frio. Se for seu caso, mantenha-o sempre bem aquecido e confortável, além disso busque com seu veterinário vitaminas e medicações que curem o problema.

Você sabia de tudo isso? Comente!

Caneca para Presente