O desejo de ter um cachorro é sempre permanente, afinal só quem já teve para saber o quanto esta companhia é incrível e valiosa. Entretanto, quando estamos diante desta decisão: Devo comprar um cachorro de raça ou adotar um cão vira-lata? Conheça agora incríveis vantagens de decidir pela segunda opção.

1. Ao adotar, você ajuda não apenas o cachorro como o planeta também

Ao adotar um cão vira-lata você não está apenas escolhendo um companheiro para toda a vida. Na verdade, você está estimulando que cada vez menos cachorros sejam deixados na rua. Isto porque ao tira-lo do abrigo, você dará lugar para outro cãozinho chegar, ser cuidado e em breve conseguir uma família também. É um ciclo lindo de amor ao próximo.

2. Idosos são uma ótima opção

Cachorros adultos e idosos já possuem uma personalidade definida e por isso ao adota-los, você saberá como eles agirão e o que esperar dele. Isso além de já conhecer seu porte e saber se ele se adéqua ao seu estilo de vida.

Além disso tudo, ao adotar um cão mais velho você proporcionará momentos de extrema felicidade para um pequeno peludo que já viveu e viu muita tristeza em sua vida, isso fora o fato de que impedirá que o mesmo seja sacrificado. Cães mais velhos exigem mais tempo e cuidado dos abrigos e devido as superlotações, muitos destes espaços acabam sacrificando os mais velhos cuja chance de ser adotado é mínima. Vá e faça a diferença!

Leia também: Quanto tempo vive um cachorro vira-lata?

adotar

3. Você será gratificado

Com certeza você será gratificado pelo universo pelo bem que está fazendo. Seu cãozinho será grato a você por toda sua vida e irá fazê-lo se sentir alguém único e especial. O amor de um cão muda as pessoas e ao adotar, você com toda certeza sentirá essas incríveis sensações.

4. Não há quase nenhum custo

É claro que ao ter um pet em casa você terá custos recorrentes relacionados a saúde, alimentação, higiene e entretenimento do cachorro. Ao optar pela adoção, você terá toda a orientação e auxílio do abrigo em relação a castração e vacinas, além disso existe a chance de ter menor incidência de doenças já que os cães vira-lata devido a sua imensa miscigenação costumam ser muito mais fortes e resistentes que os cães de raça.

5. Você terá um cachorro único

Diferente dos cães de raça que são padronizados em relação a cor, porte e pelagem, o vira-lata é uma grande mistura de cães de todos os tipos, jeitos e formas que vão se miscigenando ao longo das gerações. O que significa dizer que seu cachorro com toda certeza será único e terá características que são só dele. Seu pelo será único, seu porte, suas cores e seu temperamento também.

7 vantagens de adotar um cão vira-lata 2

6. Viverá uma surpresa

Muitos tutores querem ter certeza de que seu cachorro não irá crescer demais ou que seu temperamento será tranquilo dentre outras preferências… Entretanto, não existe nada mais incrível do que a surpresa. Cães são únicos, cada um com sua forma de agir e pensar. Logo, ao adotar um cachorro vira-lata não há como prever o que irá acontecer e isso é simplesmente lindo. Você irá se apaixonar por ele antes mesmo de saber como ele será no futuro e o amará com todo o coração mesmo que ele fique gigante ou que seja super agitado.

7. Você terá um companheiro para toda a vida

Independente de sua decisão, seja por cão de raça ou vira-lata, você com toda a certeza terá um companheiro para toda a vida. Ele lhe dará todo seu amor, atenção e coração e esperará apenas que você o alimente e faça um carinho de vez em quando. Ele irá o proteger, cuidar de seus filhos quando nascerem e fazer sucesso quando você passear no parquinho, tudo porque ele será especial para você da mesma forma que você é para ele.

Porém, antes de decidir eu peço que você visite a um ou mais abrigos de animais que existam em sua cidade. Converse com os cuidadores e mesmo que você não se apaixone, busque ajudar da forma que conseguir. Seja voluntário, apadrinhe algum cachorro, faça doações, compartilhe nas suas redes sociais as mensagens de ajuda e adoção. Todo auxílio é bem-vindo quando o assunto é abandono de animais.

Você conhecia essas vantagens? Comente!