Como sabemos, a primeira infância de um cachorro é muito importante para o seu desenvolvimento e o leite materno é parte fundamental. É ele que faz o cachorro ganhar peso, se fortalecer e criar uma boa base de anti-corpos para se proteger do mundo ao seu redor. Entretanto, como posso alimentar um filhote de cachorro que foi desmamado prematuramente?

O tempo imprescindível de amamentação é de quatro semanas, entretanto o ideal é que ocorram oito semanas de amamentação para que sua mamãe consiga começar a ensina-lo coisas importantes sobre a vida como o que fazer e o que não fazer. Sua socialização também começa no ninho ao brincar e brigar com seus irmãozinhos e se for falarmos de um cenário perfeito, seria importante que os filhotes vivessem com sua mãe até o terceiro mês de vida. Porém, como bem sabemos, muitas vezes isso não acontece.

Leia também: É melhor ter filhotes irmãos de ninhada ou com idades semelhantes?

desmamado prematuramente

Jamais leve para casa um filhote desmamado prematuramente

Um filhote desmamado prematuramente carregará por toda sua vida problemas físicos, de saúde e também de comportamento por ser retirado do ninho tão cedo. Por isso, jamais tenha em casa um filhote de cachorro com menos de três meses de vida, respeite o tempo dele com sua mamãe para que possa crescer saudável e feliz. No futuro, você certamente irá se arrepender de sua ansiedade. Um cachorro desmamado prematuramente desenvolve ansiedade de separação, hiperatividade, agressividade e a obsessão por sugar objetos, portanto, pense nele antes de pensar em você.

As informações desta matéria serve para casos em que o filhote é negado pela mãe ou ainda quando ela falece durante o parto e deixa sua ninhada.

Como devo alimentar um filhote desmamado?

Durante quatro semanas pelo menos você precisará fazer a administração de leite artificial cuja composição é criada para se assemelhar ao leite materno. Você encontra essas fórmulas em lojas especializadas e o ideal é que seu veterinário de confiança o aconselhe sobre qual marca, tipo e composição utilizar. JAMAIS utilize leite de vaca em filhotes pois este possui alta concentração de lactose e o estômago dos pequenininhos não irá conseguir digerir, ficando sobrecarregado. Caso você esteja em uma situação complicada e não localize a fórmula artificial, opte pelo leite de cabra pasteurizado cuja quantidade de lactose é semelhante a do leite materno.

Você deve dá-lo em uma temperatura morna através de uma mamadeira específica para cães ou ainda para bebês prematuros (esta última é facilmente encontrada em farmácias). Depois das quatro primeiras semanas de administração do leite com mamadeira, você pode começar aos poucos a introduzir alimentos pastosos como patês e saches. Após a adaptação você pode começar a apresentar os grãos até que se formem oito semanas de leite (4 com associação a outros alimentos).

Qual a frequência da amamentação?

Filhotes recém-nascidos precisam amamentar a cada duas horas nos três primeiros dias tanto ao longo do dia quanto durante a noite. Depois dos primeiros três dias o intervalo muda para 3 em 3 horas. Esta frequência deve se manter por todas as primeiras quatro semanas, depois você pode alternar uma mamadeira com uma pequena porção de ração sólida.

Como devo alimentar filhote de cachorro desmamado prematuramente? 2

Outros cuidados importantes

Para que os filhotes sobrevivam e cresçam saudáveis são necessários diversos outros cuidados. Durante os primeiros dias de vida os pequeninos não são capazes de urinar ou defecar por conta própria e para isso você precisa estimular seu esfíncter. A mamãe cadela lambe a região para fazer isso, porém no seu caso basta utilizar um algodão aquecido com um pouquinho de água quente e esfrega-lo na região do ânus e genitais para que as necessidades comecem a ser feitas.

Também é de suma importância aquece-los para evitar hipotermia, filhotes recém-nascidos precisam ser mantidos a uma temperatura de 24 a 26ºC, utilize-se de muitos cobertores e de um ambiente aquecido para manter a temperatura. Também é necessário dar-lhes muito contato, fazer muito carinho e estar presente por eles para estimular as relações sensoriais. Lembre-se de jamais interromper suas horas de sono, porém de estar com eles sempre que possível.

Outro fator importante é o ambiente saudável longe de outros animais pois o sistema imunológico dos filhotes ainda é fraco e pequenas infecções podem leva-los ao óbito. Por isso, mantenha-os em um ambiente limpo, aquecido específico para eles.

Você conhecida todas essas informações? Comente!