Tutor em geral é cachorreiro de nascença e adora fazer amizade com cachorro desconhecido. Porém, você sabia que há uma forma de fazer isso corretamente sem assustar seu futuro novo amigo? Vamos descobrir!

Como você já deve saber, cada cachorro possui seu próprio temperamento e também suas próprias características, por isso pode ser um tanto perigoso tentar se comunicar com um cachorro que seja bravo, por exemplo. A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de tentar fazer essa amizade é que é preciso ter muita cautela, tendo cuidado em cada movimento. Também é preciso seguir algumas regras importantes.

Como fazer amizade com cachorro desconhecido

1. Jamais o encare

Esta é a regra mais importante, jamais o encare olho no olho. Isso porque no mundo dos cachorros o contato visual é uma forma de impor dominância e, por sua vez, um desafio a ser lançado. Por isso, já nas primeiras aproximações jamais mantenha um contato visual prolongado. O ideal é olhar para longe e não prestar atenção no cachorro enquanto se aproxima, isso diminui a tensão e o deixa mais relaxado. Então, quando você perceber que ele está tranquilo, basta deixa-lo cheirar as costas da sua mão.

Leia mais: Como escolho o cão de guarda ideal para minha casa?

cachorro desconhecido

2. Nunca bata em sua cabeça

Esse é definitivamente o carinho mais amado pelos tutores, entretanto neste momento o gesto pode parecer uma afronta, um gesto de agressividade contra ele e lá se vai por água a baixo sua conquista. Por isso, apenas faça carinho atrás de suas orelhas e no peito com delicadeza e devagar enquanto ele aceita o chamego.

3. Não abrace um cachorro desconhecido

É normal dentre os seres humanos que utilizemos o abraço como forma de carinho, porém no mundo animal o cachorro poderá achar que você está dizendo que é superior a ele. Ou seja, mais um gesto de dominância que pode soar ameaçador ou até mesmo amedrontador. Por isso, jamais abrace um cachorro desconhecido ou prepare-se para tomar uma bela mordida.

4. Se aproxime pela lateral

Se você caminhar diretamente para o cachorro, pode passar a mensagem de que está tentando ameaça-lo ou deixa-lo apreensivo sobre o que irá acontecer. Por isso, ao se aproximar de um cachorro que você não conhece, tente fazer um caminho lateral para evitar amedronta-lo.

Como consigo fazer amizade com cachorro desconhecido? 2

5. Mesma altura. Sempre.

Durante a relação de vocês, abaixe-se e tente se manter na mesma altura. Os cães passam por um período dentre as relações onde tentam identificar se a pessoa estranha é ameaçadora ou não. Por isso, uma dica valiosa é se agachar e ficar na mesma altura que ele, isso no mundo canino significa que você é alguém amistoso e que não está tentando dominá-lo.

Importante

Imagine você sentado no metrô indo para o trabalho e do nada um estranho vem e tenta abraçar você e acariciar seu rosto. Você irá achar simplesmente bizarro, não é mesmo? O mesmo ocorre com os cachorros e por isso, lembre-se de ter respeito. Eu sei, pode parecer uma grande bobagem e tenho certeza de que você tem vontade de apenas chegar já acariciando os cãezinhos. Porém, já parou para pensar que esta pode ser a razão para muitos cães não gostarem muito de você?

A relação entre ser humano e cachorro é sempre muito amistosa e bem vista, afinal o cachorro é o melhor amigo do homem. Entretanto, é importante não se esquecer que o homem também pode ser uma ameaça, logo se esforce sempre para criar relações agradáveis com os cães que você deseja ter como amigos no seu coração e seja feliz recebendo todo este amor.

Você já tentou fazer amizade com algum cachorro e se deu mal? Conte para a gente nos comentários  a sua experiência!