Canecas para Presente

Toda a vez que a campainha toda é aquela novela, cachorro latindo para todo o lado e tutor confuso atendendo a visita já com aquele sorriso estressado no rosto. Não há nada mais irritante do que cachorro que ladra sem parar e hoje vamos dar algumas dicas para terminar com este comportamento.

Por que cachorro late para campainha?

Pois bem, como bem sabemos cães são seres territoriais e isso faz parte de sua natureza. Por isso, não é nada surpreendente que quando a campainha toque, eles comecem a latir imediatamente como se dissessem: “cai fora, aqui é eu território”. Cães também são muito inteligentes e por terem vivido essa situação inúmeras vezes já sabem que após a campainha sempre chega o invasor – sua visita.

Este é um comportamento característico da espécie e não é caracterizado como um problema de conduta, porém é comum que se crie problemas devido aos latidos com vizinhos e também com os próprios visitantes que podem se sentir incomodados. Para resolver existe um processo bem fácil e simples, porém ele exigira atenção, perseverança, dedicação e claro, um bom timing.

Leia também: Por que cachorro gosta de seguir seu tutor?

campainha

Como fazer cachorro parar de latir para campainha

Aqui você precisará trabalhar com a própria campainha para criar um contra-condicionamento, para isso você precisará do auxílio de um amigo ou membro da família. Leia com atenção os passos à seguir e dê adeus aos latidos excessivos.

1. O primeiro passo é pedir para seu ajudante fique na entrada da sua casa e toque a campainha sempre que você pedir. Use Whatsapp para isso. Quando a campainha tocar, não abra a porta nem deixe-o entrar, assim você irá criar um estímulo neutro no cérebro do seu cão pois com o tempo, a campainha não irá mais anunciar um intruso, podendo ser apenas um som ambiente da casa.

2. É muito importante que quando o cão latir das primeiras vezes, você simplesmente o ignore. Isso será um processo longo e irritante, inclusive seria bom você alertar seus vizinhos sobre o treinamento e seus objetivos para evitar problemas.

3. É importante que você repita esse processo inúmeras vezes ao longo dos dias até que seu cão pare de latir ao ouvir a campainha. Quando isso acontecer, o parabenize e dê um petisco. É de suma importância que você seja muito rápido para que o cão não se distraia e entenda que o muito bem veio devido ao fato dele não ter latido.

4. Tenha paciência. Alguns cães precisam de 10 a 30 repetições só para compreender o que está acontecendo, então é preciso persistencia e dias de treinamento para que o aprendizado ocorra em definitivo.

5. Faça um diário anotando todos os progressos dia após dia para ver se o treinamento está surtindo efeito ou não e enquanto o cão não parar 100% de latir, não pare o treino. Vá alternando visitas reais com essas visitas de mentira para que ele compreenda a situação como um todo.

Como faço para meu cachorro parar de latir para a campainha? 2

Dúvidas

Meu cachorro não para de latir mesmo com o treinamento

Certamente você precisa de mais repetições, cada cachorro possui um tempo de aprendizagem próprio e aqui a chave é a sua persistência. Lembre-se também de começar com campainhas curtas e depois ir aumentando a intensidade.

Meu cachorro late para as visitas quando entram

Em geral este comportamento é um alerta para chamar sua atenção do fato de terem pessoas estranhas em casa. É de suma importância que você o ignore e que só o acaricie quando parar de latir, qualquer sinal de afeto nos momentos em que ele ladra podem ser identificados como encorajamento e só farão ele latir cada vez mais.

Meu cachorro parou de latir por um tempo e agora voltou

Significa que você precisa continuar com o treino das visitas falsas por um tempo, reforce o aprendizado e faça ele novamente compreender que não deve latir.

E o choque elétrico?

Segundo pesquisadores este método não ajuda em nada e ainda causa grande estresse, desconforto, ansiedade e dor nos cãezinhos. Logo, jamais utilize este terrível e cruel método.

Conte para a gente nos comentários se o processo funcionou, tudo bem?