Canecas para Presente

Border Collie é uma raça linda e inteligente, sendo o fiel companheiro de todo bom fazendeiro. Entretanto, será que é só isso? Acho que devemos conhecer mais sobre esta raça… Vamos lá?

Personalidade do Border Collie

O Border Collie não é um cachorro de grande porte, porém possui uma personalidade extremamente ativa e que tem energia demais para gastar, logo esta é uma raça específica para quem possui um bom jardim onde ele possa correr livre sempre que quiser. Além disso, o ideal é que jovens que possuam bastante tempo livre e que sejam muito ativos e apaixonados por esporte o adotem, pois ele realmente precisa de muita atividade. Potencializar as características deste pet gera um cachorro muito obediente, ordenado e um companheiro para todos os momentos.

Leia também: Pastor Alemão: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Border Collie: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 3

Em resumo, esta é uma raça que precisa de tempo e dedicação, é preciso exercitá-lo, treiná-lo e fazer com que tenha muita atenção e carinho. Do contrário, ele se tornará um cachorro ansioso, hiperativo, nervoso e destrutivo, irá ladrar em excesso e se sentir constantemente aborrecido. Tudo graças a falta de estimulo e treinamento, por isso não se comprometa com um Border Collie senão puder dar a melhor vida que ele merece ter. Agora, se puder, aproveite! Este é um cachorro extremamente fiel e sua inteligencia é simplesmente incrível. Eles conseguem facilmente entender as emoções humanas e saberá sempre quando tentar alegrar você.

Sobre seu comportamento em geral, é um cachorro muito equilibrado e saudável, ele compreende facilmente os limites das brincadeiras com crianças e adora a companhia delas. Também gostam muito de brincadeiras com objetivos como buscar a bola, realizar círculos ou outras atividades que alimentem a criatividade da criança e estimulem o cachorro. É claro, é importante lembrar que é preciso ensinar os pequenos humanos a respeitar o cachorro, tratando-o com amor e sem machucar.

Caso você goste de adestramentos, conseguirá fazê-lo com facilidade já que o border collie é um cachorro pastor, ele aprende com muita facilidade e gosta de comandos em inglês – informação importante. Em uma matilha, costuma ser sempre o líder devido a suas capacidades mentais e é incrível o que ele faz para proteger seus irmãos peludos em casa, só lembre-se sempre que educação e exercícios são fundamentais para uma linda convivência.

Cuidados e saúde

Como já frizado inúmeras vezes, este é um cachorro extremamente ativo e precisa de pelo menos 3 saídas diarias de uma hora com caminhadas longas e exercícios. Também é preciso estimula-lo mentalmente com jogos e treinamento, outra informação importante é que esta é uma raça que se cansa com rotina e precisa de variações constantes. Diversão para eles é sinônimo de aprendizado, por isso sempre traga coisas novas para ensina-lo.

Border Collie: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 4

Sobre seu pelo, é preciso ter uma rotina de escovação que varia entre 3 e 4 vezes por semana para retirada dos pelos mortos e para abrilhantar os que permanecerão. Sobre banho, deve ser dado a cada 45 dias mais ou menos para que não haja perda da gordura natural de sua pele que o protege.

Falando em saúde, ele costuma ser um cachorro muito saudável quando devidamente estimulado e exercitado. Costuma precisar de mais alimento do que os demais e por isso é importante consultar seu veterinário de confiança para saber quanto de ração dar. Infelizmente, com a idade costuma desenvolver a temida displasia de quadril.

Curiosidades interessantes

  • Você sabia que a popularidade do Border Collie ocorreu devido a sua criação ser o passatempo favorito da Rainha Victoria do Reino Unido, Grã Bretanha e Irlanda?
  • Outra curiosidade interessante é esta é a raça mais inteligente do mundo seguindo o guia The Intelligent Dogs de Stanley Coren;
  • Por último, existiu um Border Collie chamado Chaser que era extremamente inteligente e que conseguia identificar 1022 tipos de brinquedos, trazendo para seu dono sempre o objeto correto.

Você sabia de todas essas informações? Comente!