Canecas para Presente

Se seu cachorro passeia com frequência e adora rolar nas gramas do parquinho, é certamente deve se preocupar sobre quantas vezes deve desparasitar seu cachorro para que fique seguro. Pensando nesta preocupação hoje vamos tirar algumas dúvidas e dar algumas dicas sobre esse processo. Vamos lá?

Primeiro é preciso entender que a desparasitação é um procedimento de rotina que não é caro, porém que é fundamental para manter a saúde do seu cachorro em dia – e sua qualidade de vida também. Isso porque pulgas e carrapatos são seres extremamente irritantes para os cães, além disso eles podem causar diversos problemas de saúde e por isso é preciso ter cuidado.

Quando posso desparasitar um filhote de cachorro?

Os filhotes são animais delicados e é preciso agir com cautela com eles. É muito importante que você realize a primeira desparasitação antes da primeira vacina, esta deve ocorrer entre os primeiros 21 e 30 dias e a melhor pessoa para te aconselhar sobre este procedimento é seu veterinário de confiança. Em geral são indicados xaropes ou medicamentos tópicos devido ao fato de ainda estarem mamando na mamãe. Antes de realizar cada vacina é muito importante deixar o pequenino livre de parasitas, sempre administrando o medicamento da forma indicada pelo profissional e na frequência também indicada por ele.

Com qual frequência preciso desparasitar meu cachorro? 3

Leia também: 9 sinais que indicam que a saúde do seu cachorro não está bem

Então, após os seis meses de vida, é preciso seguir um calendário regular de desparasitação que será utilizado por toda sua vida. Este será definido também pelo seu veterinário de confiança. Caso seu cachorro brinque muito em parquinhos, o ideal é realizar a cada um ou dois meses, agora se ele passa mais tempo em casa e não tem muito contato com outros animais, o ideal é a cada três ou quatro meses. Com o tempo, você também poderá utilizar pipetas e coleiras contra parasitas externos.

Quando devo desparasitar um cachorro adulto?

Se seu cachorro já considerado adulto, é preciso saber que também há uma frequência de desparasitação correta que deve levar em conta o estilo de vida do seu amigo peludo. Cachorros que vivem em campos precisam de desparasitação interna a cada um ou dois meses enquanto os parasitas externos devem ser eliminados através de coleiras ou pipetas. Já os que vivem nas grandes cidades precisam ser desparasitados internamente a cada três ou quatro meses, quanto aos parasitas externos, estes podem ser desparasitados de acordo com a frequência que seu cachorro vai em parquinhos e convive com outros animais.

O que é desparasitação interna e externa?

Infelizmente, os parasitas não atingem apenas o exterior dos cachorros, eles também podem afetar o interior. Os parasitas exteriores são as famosas pulgas e carrapatos, já os interiores são os popularmente chamados de vermes. Eles atingem nossos cãezinhos através do solo, de comida infectada e até mesmo a partir do leite materno.

Com qual frequência preciso desparasitar meu cachorro? 4

Esses parasitas podem causar inúmeros problemas de saúde em nossos cães, os pais populares são os vermes intestinais que impedem a digestão correta dos alimentos e causa anemia e inúmeros outros problemas de falta nutricional. Por isso, a cada dois ou três meses é preciso comprar comprimidos ou gotas e xaropes anti-parasitários recomendados pelo seu veterinário de confiança.

Já os parasitas externos são mais facilmente identificáveis já que causam coceira e outros incômodos também, para elimina-los você pode apostar em pipetas, coleiras, shampoos e sprays, cada cachorro costuma se adaptar melhor com um tipo e por isso é importante perguntar ao seu veterinário o que ele costuma recomendar para que você consiga manter seu cão em segurança.

Importante

Caso você tenha quaisquer dúvidas ou esteja presenciando sintomas estranhos aos quais não conheça, leve seu cachorro ao veterinário. Parasitas internos são muito perigosos porque agem silenciosamente e se você não segue um calendário regular, poderá causar sérios problemas ao seu melhor amigo peludo. Por isso, esteja sempre atento!