Quando temos filhote de cachorro em casa, queremos muito agrada-lo e fazer com que ele cresça feliz e saudável. Para isso, você pode apostar em alimenta-lo com comida feita em casa com muito amor e para isso hoje vamos dar alguns conselhos e receitas, fique atento.
Posso dar comida de gente para filhote?
Comida de gente gente não, isso porque nossos alimentos são ricos em cebola, alho, sal e temperos que podem fazer muito mal ao seu amigo peludo. Entretanto, cozinhar especificamente para seu cachorro pode ser muito vantajoso e interessante, veja a seguir os pontos positivos e negativos.
Leia também: Fique atento: 5 alimentos mais tóxicos para cachorro
Positivos:
- É possível selecionar os ingredientes e utilizar apenas alimentos orgânicos e naturais;
- Você consegue escolher apenas produtos de fácil digestão e com maior valor nutricional;
- A dieta oferecida pode ser rica e variada;
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico do peludinho;
- Você provê alimentos muito mais saborosos do que ração industrializada;
- Evita corantes, conservantes e aditivos;
- Custo muito baixo para caças minis, pequenas e médias.
Negativos
- É preciso tempo para cozinhar;
- Você precisará fornecer suplementos para garantir a nutrição correta;
- Caso não haja acompanhamento veterinário, você pode causar deficiências nutricionais;
- Não há como comprovar sua adequação;
- O custo pode ser alto para raças grandes e gigantes.
Para tomar essa decisão você precisa pesar os prós e contras, o ideal é que consulte seu veterinário de confiança para saber sua opinião e pedir aconselhamento. Ele poderá opinar melhor pois conhece seu cachorro e sabe quais são suas necessidades.
Algumas receitas
Caso você tenha optado por tentar, aqui vamos dar algumas receitas para você dar ao seu cachorro filhote e ver como ele ficará feliz com tanto sabor. Só lembre-se sempre de antes de cozinhar, pedir a opinião de um profissional para ter certeza de que esta receita se adéqua ao que seu cão precisa, principalmente porque filhotes precisam de certos nutrientes em cada fase e tudo depende de sua raça e porte também. Por isso não cozinhe sem saber a opinião do seu veterinário.
Salmão e arroz
Este é um dos sabores mais comprados de ração e é claro que você pode reproduzi-lo em casa. O salmão é um alimento rico em gorduras saudáveis e ômega 6 – essencial para o crescimento dos peludinhos. Para fazer esta receita é necessário:
- 30 gramas de arroz integral
- 150 gramas de salmão – também é possível utilizar sardinha in natura
- 1 fêmur de bovino cru
- 20 gramas de couve-flor
- 1 pitada de salsa
- Óleo de girassol
Para fazer a receita primeiro limpe o arroz e o ferva em bastante água, então corte o salmão em pequenos pedaços e pique a couve-flor também. Refogue o salmão e os legumes com a salsa por cima – você também pode assar o peixe se quiser. Assim que o arroz estiver cozido, una-o ao salmão e os legumes e ainda misture com o fêmur bovino cru. Por último, adicione um fio de óleo vegetal, misture e espere esfriar para servir.
Carne ao molho
Esta é uma receita livre de grãos que é muito bem aceita pelos pequeninos, é cheirosa e muito apetitosa também. Para fazê-la você irá precisar de:
- 200 gramas de carne para guisado – lembre-se de comprar carne de 1º sem gorduras
- 3 tomates
- 2 cenouras
- 20 gramas de acelga
- Azeite extra virgem
- Tomilho
Esta é uma receita muito simples, basta picar as cenouras, a acelga e ralar os tomates. Então, em uma panela adicione todos os legumes e refogue, por último adicione a carne de guizado e espere cozinhar. Pronto, sua carne ao molho estará perfeita.
Risoto de frango
Este até eu ficaria com vontade de comer – senão fosse vegetariana, hehe. Esta é uma receita ótima para filhotes por ser rica em proteína, gorduras, cálcio e carboidratos. Para realiza-la você irá precisar de:
- 150 gramas de carne de frango
- 30 gramas de arroz branco
- 2 ovos
- ½ iogurte
- 20 gramas de espargos
- Óleo vegetal de milho
Comece fervendo os dois ovos e retirando apenas quando estiverem totalmente cozidos, quando prontos rale-os em um ralador de queijo – lembre-se de guardar as cascas de ovo e de esmaga-las. Enquanto isso você pode picar o frango em pequenos cubinhos e coloca-lo para ferver em outra panela. Então, refogue os aspargos em uma terceira panela e adicione o arroz e um pouco de água fervente. Mexa bem a panela para evitar que o arroz grude nos aspargos e toda a vez que o arroz absorver a água, adicione mais um pouco. Então, quando julgar pronto, basta adicionar os pedaços de frango e o ovo ralado. Por último, adicione metade do iogurte e as cascas de ovo esmagadas.
Gostou das receitas? Comente!