Assim como nós, seres humanos, os cães também possuem sua própria linguagem corporal e por não falarem como nós, é através dela que entendemos o que está acontecendo em suas mentes. Por isso, é muito importante que todo tutor conheça a linguagem dos cães para saber se está tudo bem com ele. Vamos descobrir o que seu cachorro quer dizer a você?

Como consigo fazer isso?

Essa é simples, basta observar. A linguagem corporal canina é repleta de sinais que você precisa ver com atenção para compreender o que ele está querendo dizer. Com o tempo, essa interpretação irá ficando mais fácil até que você finalmente compreenda com facilidade tudo o que seu cachorro demonstra a você. Vamos aprender um pouco mais?

linguagem corporal

Conheça agora a linguagem corporal em 6 posições

1. Corpo rígido

Quando seu cachorro fica rígido, olhando fixamente para algo é como se ele dissesse: ‘para tudo, algo está acontecendo por aqui…’. Neste momento seu corpo fica reto ou inclinado, totalmente rígido e direcionado para o objeto que despertou a atenção. Para evitar que seu cachorro fique agressivo após isso ou comece a latir enlouquecidamente, você pode tentar tranquiliza-lo com um pouco de chamego e chamando sua atenção para um objeto que ele goste, assim fazendo-o relaxar.

2. Corpo curvado e rabo entre as pernas

Aqui ele pode tanto curvar todo seu corpinho e colocar seu rabinho para baixo quanto tentar se esconder ou se aninhar em você. Tudo isso para dizer que ele está sentindo medo e nestes momentos você deve agir. Para isso é simples, basta você identificar a causa direta do medo e então tentar agir sobre ela. Tranquilize o cachorro falando palavras de conforto e demonstre que ele está seguro. Mostre que não o que temer e não desista até que ele fique tranquilo. Caso você ache que ao invés de medo ele está sentindo dor, leve-o ao veterinário o mais rápido possível para descobrir a real causa.

3. Se coçando sem causa aparente

Sabe quando seu cachorro começa a se coçar, porém não tem pulgas, carrapatos ou qualquer dermatite que seja? Essa também é uma forma de comunicar, seu cão está querendo dizer que está ansioso por algum motivo e a coceira é uma forma de fazer algo para desestressar. Ocorre quando o cachorro está sozinho ou quando está sendo ignorado pelo tutor e para evitar o comportamento é importante identificar a causa da ansiedade. Pode ser por passar muito tempo sozinho, por ter ganhado um novo irmãozinho, por não ter brinquedos e muitas outra razões. Inclusive, este é um dos indicadores da temida ansiedade de separação.

A linguagem corporal dos cães em 6 posições 2

4. Patinhas da frente abaixadas, sem latido ou rosnado

Neste caso, seu cachorro está pura brincadeira. Ele quer correr, brincar e está pronto para interagir com você da forma que for. Em geral é seguido por pulos e corridinhas super empolgadas aguardando que você jogue a bolinha ou que simplesmente se levante para dar-lhe atenção. Este gesto também é apresentado para outros cachorros como um convite para correr e brincar. É muito divertido e em geral acompanha muita alegria vinda do cachorrinho.

5. Patinhas da frente abaixadas com latido e rosnado

Neste caso a posição é de ameaça, ou seja, seu cachorro acredita que precisa se defender. Ele faz isso quando algo dá a entender que o atacará ou fará mal a quem o cão ama e protege. Os latidos e rosnados indicam que o cão está pronto para atacar e é preciso ter muito cuidado. Aqui você precisa interferir identificando a causa da ameaça e a eliminando. Pode ser um objeto, outro animal, pessoa, etc. Caso seu cão faça isso sempre, é importante que você busque por um adestrador antes que algum acidente ocorra.

6. Deitado e atento ao redor

Aqui é o momento de calma e sossego. Quando seu cachorro se deita e olha atentamente ao redor, significa que ele está tentando relaxar e curtir, neste momento é importante que você respeite o cão e deixe-o relaxar. Provavelmente em poucos minutos você irá pega-lo tirando um delicioso cochilo, por isso deixe-o dormir o tempo que ele julgar necessário para que logo esteja pronto para mais agito e brincadeiras.

Você sabia de tudo isso? Comente!