Canecas para Presente

Se você tem cachorro, sabe da importância de realizar um adestramento inteligente tanto para realizar brincadeiras quanto para tarefas simples como ensinar onde fazer xixi. Porém, você sabe como fazer isso?

O que é adestramento inteligente?

Começando então pelos conceitos, o adestramento inteligente é uma forma de treinamento baseado nas mais atuais pesquisas da psicologia canina. Ele prega que os cães aprendem através do reforço positivo e não de punições. Ou seja, você não deve reprimir os comportamentos negativos, mas sim estimular os positivos de forma saudável, assim garantindo um cachorro feliz e uma relação duradoura.

Leia também: É possível ensinar truques a cachorro idoso?

adestramento inteligente

Falando sobre reforço positivo, pesquisas descobriram que quando você fica bravo com seu cachorro e o xinga, ele compreende que você está zangado porém não possui capacidade de compreender a razão. Entretanto, quando ele faz algo certo e você recompensa-lo por isso rapidamente, seu cérebro irá entender que está fazendo a coisa certa já que agradou você. O maior objetivo da vida de um cão é justamente agradar seu tutor, por isso o reforço positivo funciona tão bem.

O adestramento inteligente é super indicado para adestrar cães ensinando truques e comportamentos corretos. Entretanto, caso seu cachorro esteja tendo um comportamento indesejado como latir em demasia ou se comportar de forma agressiva, você precisará apostar em outras medidas. Se você utilizar o adestramento inteligente desde o princípio, dificilmente um cachorro irá desenvolver comportamentos negativos. Por isso, preste bastante atenção nas informações que iremos passar por aqui.

Quais são os benefícios deste adestramento?

Este tipo de adestramento é interessante porque além de mais rápido e eficiente, também não causa nenhum tipo de trauma no cãozinho e ainda beneficia sua saúde física e mental. Afinal, tudo o que você está fazendo é dizer que o cachorro está se comportando da forma correta e que por isso merece um petisco, um carinho ou algo de que ele goste. Além disso, a relação entre pet e tutor melhora muito, criando um laço de carinho e confiança difícil de ser quebrado. Outra grande vantagem é que o clima do treinamento é sempre positivo e harmonioso, sendo prazeroso tanto para você quanto para seu melhor amigo de quatro patas.

Dicas para treinar seu cachorro segundo adestramento inteligente 2

Quem pode aplicar este adestramento?

Todo mundo e durante todo o dia-a-dia, não apenas em sessões de treinamento. Ou seja, se você ver seu cachorro fazendo xixi no jornal corretamente, faça-lhe um chamego e diga ‘bom garoto!’. É importante estimular as atitudes positivas sempre que possível e toda ocasião é ocasião, por isso tenha petiscos sempre a mão para deixa-lo feliz.

Outro exemplo clássico de aplicação do adestramento inteligente está nos temidos fogos de artifício. Se você o abraça, dá atenção e faz carinho no cachorro quando ele está surtando devido ao barulho, você só estará o estimulando a continuar com este comportamento. Neste caso você deve proporcionar um ambiente confortável no dia dos fogos com brinquedos e distrações. Também deve colocar uma música ou ligar a televisão e quando o barulho começar, ignore o cãozinho até que ele se acalme. Ou seja, basta entender o conceito para poder aplica-lo.

Como aplicar o adestramento inteligente

Este é simples e fácil. Entenda que sempre que você fizer carinho, der petisco ou agradar seu pet, ele irá fazer de tudo para repetir os comportamentos que causaram este agrado. Logo, se você compreender este conceito, basta aplica-lo em qualquer situação. Seja para ensina-lo a sentar, a fazer xixi no lugar correto ou ainda a parar de latir para os vizinhos. Você só precisa ignorar o comportamento negativo e estimular o positivo de forma inteligente, então coloque a cabeça para funcionar e vamos lá!

Você sabia dessas informações? Comente!