Já imaginou o que aconteceria se um Yorkshire se apaixonasse por um Chihuahua? Como seriam seus filhotes? Seriam como o Chorkie! Isto porque esta é uma raça híbrida que ganhou imensa popularidade em todo o mundo e por isso hoje vamos falar um pouquinho sobre ela. Vamos lá?

Origem

Infelizmente não há como saber como ou quando nasceram os primeiros Chorkies, entretanto sabe-se que a raça foi nomeada nos anos 90 e acredita-se que o motivo para o cruzamento de chihuahuas com yorkies seja devido ao objetivo de criar uma raça com melhor saúde. Infelizmente, o Chorkie ainda não é uma raça reconhecida como independente, porém o American Hybrid Canine Club já a aceitou.

Personalidade de um Chorkie

Tanto o Yorkshire quanto o chihuahua são conhecidos por sua personalidade forte, entretanto no chorkie o que se destaca é sua autonomia e independência, mas mesmo assim é extremamente importante dar a ele muito carinho. Isso porque desenvolvem ansiedade com muita facilidade e podem acabar adquirindo comportamentos destrutivos nestes casos.

Esta não é uma raça indicada para famílias com crianças pequenas devido a sua inquietação e impaciência, ele gosta mais de conviver apenas com seus tutores e ninguém mais. Também não é fã de outros animais e pode desenvolver comportamento agressivo com seus irmãozinhos. O ideal é realizar uma socialização muito forte com muita persistência desde os primeiros meses de vida para que ele não tenha problemas no futuro.

Leia também: Yorkshire Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Chorkie

Cuidados e Saúde

Começando pelos cuidados, esta raça não precisa de grandes atenções neste quesito. Eles precisam de uma dieta bastante equilibrada, de exercícios físicos em quantidade moderada e também de muito carinho. É preciso também manter seu pelo sempre limpo e saudável, realizando escovações todos os dias. Sobre o banho, este só pode ser dado quando estritamente necessário devido a sua pele sensível que pode ser afetada caso os banhos sejam regulares e constantes. São muito sensíveis ao frio e por isso precisa de atenção no inverno, já suas tosas devem ser sempre higiênicas, realizando a completa apenas se o calor for extremo.

Já sobre sua saúde, esta é uma raça forte. Esta é uma característica comum dentre as raças híbridas onde desaparecem as condições das raças de origem. A saúde do Chorkie é muito mais forte do que a do Chihuahua e do Yorkshire terrier. Porém, infelizmente eles podem padecer com uma série de doenças em maior incidência sendo o maior exemplo dermatites. É comum que cães dessa raça desenvolvam alergias e infecções de pele devido a sua sensibilidade fortíssima. Por isso tome muito cuidado com qualquer produto que vá utilizar com eles para evitar este tipo de problema. Também é importante manter o calendário de vacinação em dia, de desverminação também e claro, consultar o veterinário a cada seis meses.

Chorkie: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

O que saber antes de adotar

Devido ao fato de ser uma raça híbrida, os criadores são poucos. A chance de você encontrar um Chorkie em um abrigo é muito maior, inclusive nós do CachorroAmigo acreditamos que a adoção é sempre o melhor caminho, isso porque existem inúmeros cães abandonados só esperando pelo seu amor e carinho. Por isso, que tal visitar uma ONG ou abrigo municipal da sua cidade? Vai lá, dá uma olhadinha e só espere a paixão aquecer seu coração.

Voltando a falar do Chorkie, esteja preparado para um cachorro com personalidade forte e muita energia. Ele precisa de muito carinho e atenção além de exercícios físicos diários. Por isso esteja ciente de que para ter um Chorkie é necessário muito tempo e disposição. Também lembre-se de fazer acompanhamento veterinário e de tomar muito cuidado com a pele do cãozinho para evitar problemas de saúde.

Você sabia disso tudo? Comente!