É muito comum que as famílias apostem em ter mais de um pet em casa para que um possa fazer companhia para o outro, entretanto quando as brigas começam esta companhia pode se tornar um problemão. Saiba agora como separar uma briga de cães para agir em momentos como esse.

Por que a briga de cães acontece?

Você já deve ter percebido que quando estão fora de casa é comum que os cachorros sejam extremamente sociáveis e adorem brincadeiras e companhia, entretanto basta voltar para casa para a briga voltar. Isso acontece devido a uma razão biológica fortíssima sobre a qual já falamos inúmeras vezes aqui no CachorroAmigo: dominância.

Os cachorros possuem um tipo de sistema hormonal que se ativa para que haja uma grande disputa por território, isso esta ligado a sobrevivência devido a memória genética de um tempo em que os cães precisavam competir por comida, abrigo, fêmeas e muito mais. Por isso, e comum que irmãos que vivem sob o mesmo teto (sejam de sangue ou de adoção) briguem com muita frequência. Quando isso ocorre, eles estão tentando decidir quem será o macho alfa desta pequena alcateia.

Leia mais: Como descobrir se seu cachorro é dominante ou submisso

briga de cães

Como separar uma briga de cães

Seja ela dentro ou fora de casa, uma briga de cães preocupa todos a volta e é preciso ter muito cuidado para não se intrometer na briga e acabar saindo lesionado. Entretanto, caso ninguém interfira, as coisas podem ficar sérias e um cachorro machucar o outro gravemente. Então, como agir?

O primeiro passo é manter a calma e respirar fundo, não demonstre medo ou inseguraça para os cães. Primeiro, faça barulhos muito altos como palmas, chacoalhar recipientes com moedas, chaves, bata panelas, enfim. Faça sons muito altos e capazes de distrair os cães brigões. Isso fará com que automaticamente eles se separem graças ao novo elemento no ambiente, assim fazendo o desentendimento se encerrar por ali. Outra ação que ajuda muito é borrifar água nos pets, esta ação funcionará da mesma forma que o barulho agindo direto na distração e fazendo os cães se separarem.

Vale ressaltar que para o barulho não é indicado usar a voz com palavras ou gritos, isso só atrapalha a situação e cria um tipo de alarme sobre o que está acontecendo. O ambiente deve distrair os cães e não o tutor.

O que fazer depois da briga?

Assim que você perceber que os cães estão mais tranquilos, tente se aproximar devagar afastando um cão do outro. Então olhe ao redor e tente descobrir o que motivou a briga. Ela pode ter sido iniciada em função de uma disputa por brinquedos, neste caso você pode simplesmente comprar mais objetos e deixa-los a disposição. Pode também ser que a disputa tenha ocorrido em função de alimentação, para resolver isso basta você ter dois potes de ração bem separados que são enchidos juntos.

Como separar uma briga de cães 2

E se elas se tornarem recorrentes

Neste caso você precisará treina-los com maior intensidade. Ensine um ao outro a se dar bem através de brincadeiras coletivas e espaços de lazer onde os dois possam compartilhar e dividir brinquedos e comida. Esteja sempre junto nestes momentos de confraternização para separar uma possível briga. Além disso, caso você acredite que terá dificuldades neste treinamento, aposte num profissional que ensinará aos seus cães como se comportar e não brigar um com o outro.

Vale  ressaltar que caso você não intervenha, a tendência é que os cães fiquem dia apos dia mais violentos e brutais, podendo causar graves lesões um no outro. Logo, caso você sinta que está perdendo o controle, o primeiro passo é procurar por alguém que tenha experiência no assunto para evitar acidentes e problemas graves.

Você sabia dessas informações? Comente!