É super normal que seu cachorro sinta medo diante de barulhos muito altos como fogos de artifício, buzinas, rojões e etc. Entretanto, é muito importante que você saiba como agir nesses momentos e hoje vamos contar um pouco sobre porque os cães sentem este medo e como agir diante desta situação. Vamos lá?

Afinal, por que o medo de barulhos?

Acontece que é até você mesmo se assusta ao ouvir uma buzina no trânsito ou um barulho alto. Isso acontece porque barulho é praticamente um sinônimo para ameaça em nossas mentes e nas dos cachorros também. Estrondo, estouros e barulhos em geral estavam ligados a situações de perigo na antiguidade e por isso seu cachorro, até hoje, pode ficar apavorado nestas situações e desejar apenas buscar proteção e chorar. Além disso é preciso considerar que a audição canina é extremamente sensível e por isso, o que é um estouro relativo para nós – como os fogos de artifício – para os cães é como se os mesmos estivessem estourando a 50 cm de seus ouvidos.

Leia também: Por que barulho de fogos de artifício incomoda os cachorros?

Por que cachorro odeia barulhos? 3

O que o medo causa nos cães?

Por mais que ocorra apenas em momentos ocasionais, o medo de barulhos precisa de muita atenção. Isso porque o quadro de estresse diante desta situação pode ser muito grave levando o cachorro a ter ataques de pânico e até mesmo acabar se machucando devido a agitação. Isso acontece porque cães e gatos buscam de forma desesperada por proteção e isso pode fazer com que eles tentem derrubar portas, entrar em buracos e frestas ou até mesmo fujam de casa em busca de abrigo.

Até mesmo preso na guia os machucados podem ocorrer, isso além do risco de parada cardíaca! No momento dos barulhos, os principais sintomas de que algo está errado são comportamento agressivo, postura encolhida, latido sem cessar, salivação excessiva, vômito, xixi e fezes sem controle, tremor, hiperatividade, hipervigilância, fuga e busca por atenção. Caso qualquer um desses sintomas se inicie, você precisa agir.

Como ajudar um cachorro com medo

Existe uma lista de dicas e atividades para realizar no momento do barulho, veja a seguir as melhores estratégias para ajudar seu melhor amigo neste momento difícil.

– Antes ou imediatamente quando o barulho começar é importante que você coloque o cãozinho em um local seguro sem frestas, guia, portas de vidro ou objetos pontiagudos, tudo para garantir sua segurança física.

– Você pode procurar em petshops por protetores auriculares específicos para pets, eles ajudam a reduzir o impacto do barulho e assim deixam o cachorro mais tranquilo.

– Jamais puna ou trate o cachorro com indiferença nesses momentos. O ideal é oferecer distrações como televisão, brinquedos e petiscos. Além disso, fique com ele o tempo todo e se coloque à disposição. Entretanto, jamais pegue-o no colo ou tente contê-lo usando a força.

Por que cachorro odeia barulhos? 4

– No espaço seguro, coloque cobertores, casinhas e caminhas confortáveis para que ele possa se esconder em segurança até se sentir seguro. Coloque peças de roupas suas neste local para proporcionar ainda mais aconchego.

– Caso seu cachorro realmente fique descontrolado, pergunte ao seu veterinário de confiança sobre feromônios sintéticos, estes ajudam a controlar e tranquilizar o pet.

– Jamais ofereça calmantes para um cachorro já agitado e caso queira apostar neste tipo de medicamento, questione primeiro seu veterinário de confiança para saber se é seguro.

– Tente se preparar ao máximo. Se você sabe que a virada do ano está chegando ou que amanhã terá final de campeonato, já esteja preparado para ajudar seu cachorro pois os fogos de artifício nessas situações são inevitáveis.

Seguindo todas essas dicas, certamente seu cachorro se sentira seguro e tranquilo.