Nós tutores somos apaixonados por todas as partes de nosso cachorrinho, principalmente seu rabinho adorável que abanam sempre que eles nos veem. Por isso hoje vamos trazer algumas informações incríveis sobre ele!

Comunicação

Os cachorros não falam como nós, logo utilizam suas patinhas, orelhas e rabinho para se expressar tanto conosco quanto com outros cães e animais, é assim que eles entendem o contexto das situações. Cada movimento significa uma coisa, quando eles abanam o rabinho é porque está felizes, quando o abaixam entre as pernas é porque sentem medo, quando ficam em estado de alerta, levantam o rabo. Além disso, existem as posições de relaxamento.

Tipos de rabinho

O tipo do rabo interfere diretamente na forma como o cachorro se movimenta. Veja só:

Rabo reto de inserção baixa

Este é o rabo encontrado em golden retriever, bull terrier, border collie, etc. Ele fica baixo, estando naturalmente entre as pernas, pendurado no corpo. Na posição de relaxamento, ele ficará naturalmente entre as pernas, logo isso não significa que ele está sempre com medo. Além disso, ao ficar alerta, ele não levantará o rabinho muito alto já que a coluna vertebral impede.

Rabo reto de inserção alta

Este é o rabinho característico de caças como beagle, chihuahuas e diversos terriers como yorkshire, por exemplo. Este rabo está sempre para cima, logo acima das patas traseiras. Para colocar todo o rabinho entre as pernas, o cachorro precisa sentir um medo extremamente intenso, além disso quando estão alertas e curiosos é possível ser seu rabo passando da altura da cabeça, sensacional né? Eles também possuem mais mobilidade, por isso são bem mais expressivos e fáceis de ler através de sua comunicação corporal.

Leia também: Curiosidades sobre o focinho do cachorro

Curiosidades sobre o rabinho do cachorro e seus tipos 2

Rabinho enrolado

Este eu acho simplesmente adorável, é característico de raças como shiba inu, carlino, Shih-tzu e outros. Devido ao formato do rabo, é mais difícil interpreta-lo, sendo que sua comunicação se torna mais restrita. O interessante é que os outros cães sabem disso e por isso prestam maior atenção na comunicação das orelhas, expressão facial e do corpo todo também.

Rabinho curto ou cortado

Existem algumas raças que nascem já com o rabinho extremamente curto, são elas corgi, bulldog inglês e boxer. Porém, existem outros cachorros cuja tradição é cortar seus rabos como o cocker, pastor inglês e ratonero. Infelizmente, a ausência do rabo dificulta muito a comunicação já que jamais saberemos se estão felizes, alertas ou com medo. É bem comum que hajam mal entendidos entre eles e outros cachorros, podendo até mesmo causar brigas sem necessidade. O corte dos rabos se iniciou no passado porque acreditava-se que eles poderiam atrapalhar no trabalho desses cachorros, porém felizmente hoje em diversos países pelo mundo a mutilação de cães é proibida por lei.

Incrível as diferenças, não é mesmo? Comente!