Se você tem um cachorro com o pelo claro, talvez tenha percebido algumas manchas abaixo dos olhos de cor marrom ou vermelha que seguem o caminho das lágrimas. O que é isso afinal? O que causa essas manchas de lágrimas? Vamos descobrir!

Por mais que pareçam motivo para preocupação, em geral essas manchinhas são inofensivas e seu nome técnico é cromodacriorreia, porém também é muito chamada de lágrima ácida – mesmo que não tenha qualquer relação com o pH da lágrima.

Foi realizado um estudo na USP onde foram coletadas secreções lacrimais de 65 Poodles onde 35 tinham a mancha e 30 não tinham. Segundo dados, o pH médio de uma lágrima é de 7,5, porém nestes cães o valor variou entre 5 e 6 nos que tinham e nos que não tinham as manchas de lágrimas. Logo, isso derrubou a hipótese de que o problema seria causado pela acidez das gotas.

Leia também: Cachorro pode ter lúpus?

 manchas de lágrimas

A verdadeira causa das manchas de lágrimas

Desculpe decepcionar, mas nenhum pesquisador conseguiu comprovar a exata causa do problema. Porém, existem evidências que afirmam que o principal agente causador é a própria alimentação. Muitas pessoas relatam que ao mudar o tipo de dieta dos seus cães logo perceberam que as manchas sumiram.

Acontece que as lágrimas dos cães possuem porfirinas, um tipo de composto que contêm ferro resultante a quebra dos glóbulos vermelhos do sangue. A produção e secreção de porfirinas possui diversas influências que podem ser genéticas, ambientais, alimentares ou ainda decorrentes de problemas de saúde.

Outra causa pode ser a anormalidade anatômica das pálpebras e cílios que causam irritação e, por consequência inflamações e infecções que aumentam o ato de lacrimejar e também a quantidade porfirinas nas lágrimas, assim causando as manchas de lágrimas. Além disso, animais com o focinho achatado comumente apresentam obstruções no canal lacrimal.

Quando ele entope, as lágrimas não conseguem descer para a boca onde são deglutidas, na verdade elas escorrem pela face onde reagem com o oxigênio e também com as bactérias que vivem ali. Alergias alimentares também podem acabar interferindo na drenagem da lágrima, assim causando um inchaço nos canais lacrimais que faz a obstrução.

Meu cachorro tem, o que devo fazer?

O primeiro passo é consultar um veterinário com foco em oftalmologia. Ele irá analisar os olhos, pálpebras e cílios do seu cachorro em busca de anormalidades que possam estar causando o incômodo. Caso esteja tudo certo, procure um veterinário nutricionista que possa ajuda-lo a modificar a receita do seu cachorro de forma saudável e encontrar assim qual a melhor forma de alimenta-lo sem causar as manchas.

Também é importante fazer a higienização constante da área. Você pode usar um algodão e soro fisiológico para fazer a limpeza que deve ser diária. É comum que as manchas de lágrimas causem mal cheiro e dependendo da anatomia do cãozinho pode até mesmo atrapalhar sua visão ou causar coceiras e incômodos. Por isso, não deixe que a formação fique no rosto dele por muito tempo, se possível limpe sempre que ela aparece e faça a higienização completa todo dia. Só lembre de ter muito cuidado para não machucar a área que é tão sensível.

O que causa as manchas de lágrimas nos cachorros? 2

E os produtos para clarear?

Existem nas petshops produtos que prometem deixar o rosto do cãozinho branco e perfeito, como quando nasceu – hehe. Tome cuidado com a composição desses produtos, caso eles possuam antimicrobianos como tilosina, evite utilizar. Isso porque o uso indiscriminado de antibióticos podem causar bactérias resistentes, o que será um imenso problema. Porém, também existem produtos fitoterápicos que podem ajudar a controlar a mancha e se seu cachorro concordar, esta sim pode ser uma boa opção para clarear as manchas de lágrimas.

Importante

Não fique tomando decisões sozinho, sempre consulte seu veterinário de confiança e leve seu cachorro para exames, assim ele poderá descobrir a causa mais provável e ajuda-lo a tratar. Se for dieta, é importante fazer a mudança de forma saudável para evitar uma desnutrição por falta de conhecimento. Além disso, apenas ele poderá dizer qual medicação é a ideal para retirar as manchas avaliando a raça e a pelagem do seu cachorro.

Evite a medicação por conta própria e aprenda como fazer a limpeza corretamente, assim ajudando seu cachorro a ter uma vida plenamente saudável e feliz. Ele com certeza irá agradecer.

Você sabia de tudo isso? Comente!