Sabe aquele momento em que você chega em casa e tudo o que consegue sentir é cheiro de cachorro? Aquele cheiro característico de urina e do próprio cheiro da pele deles…

Algumas pessoas realmente se incomodam com isso, o que acaba gerando estresse e fazendo com que o peludinho não tenha acesso a casa. Para evitar que isso aconteça, hoje vamos dar algumas dicas de como tirar o cheiro de cachorro da casa. Vamos lá?

Como faço para tirar o cheiro de cachorro da casa?

1º passo: Lembre-se que nem só ele possui cheiro

Não adianta culpar o cachorro se você não tira o lixo há uma semana, senão passa desinfetante na casa regularmente ou lava a louça e as roupas. Existem muitos elementos em uma casa que podem causar odor e por isso é importante que tudo se mantenha limpo e perfumado.

2º passo – Tenha um canto para seu cachorro

Eu sei que seu cachorro irá passear por toda a casa, porém é muito importante que ele tenha um cantinho para chamar de seu. Isso porque assim ele tem um lugar para bagunçar, para dormir quentinho e também para ficar quando você receber visitas.

Isso evita deixa-lo estressado e agitado se forem muitas pessoas estranhas. Outra vantagem dele ter o próprio cantinho, e gostar dele, é que seu cheiro ficará restrito aquele ambiente na maior parte dos dias.

cheiro de cachorro

3º passo – Limpe diariamente carpetes e tapetes também

De nada adianta apenas passar pano no chão, você precisa limpar também os locais onde o cheiro fica impregnado e eles incluem tapetes e carpetes. Para isso você pode passar um pano com desinfetante.

Depois, coloque desodorizadores de ambientes em dias especiais para garantir a melhor fragrância. Lembrando que você não deve colocar estes perfumes todos os dias. Isto porque o olfato dos cães é extremamente aguçado e pode causar dores de cabeça, alergias e incômodos.

4º passo – Cuide da higiene canina também

Cada raça possui uma indicação de frequência de banho, respeite-a sempre. Além disso, caso você tenha caminhado com ele em um dia muito quente ou ainda ele tenha se sujado com lama e afins, é preciso dar banho também. É importante que nestas sessões de higiene você se lembre de cortar as unhas, escovar os dentes e limpar os ouvidos.

Você também pode comprar lenços umedecidos específicos para cachorros para deixa-lo limpo e cheirosinho mesmo quando não é dia de banho. Outra ação importante é a escovação, isso porque a retirada dos pelos mortos ajuda muito a manter um cheiro gostoso no seu cãozinho.

Perfume canino natural e saudável

Caso você queira evitar dar banhos regulares no seu cachorro devido a baixas temperaturas, existe uma solução saudável e natural. Ela não incomoda o olfato canino e que você irá adorar, sendo perfeita para tirar o cheiro de cachorro. Basta você separar um litro de álcool e colocar dentro dele um saquinho de cravo.

Deixe curtir de três a quadro dias e depois coloque em um borrifador. Este líquido pode ser utilizado em toda a pelagem desde as patinhas até a barriga e orelhas. Só lembre sempre de evitar os olhos, área genital e também feridas, pois irá causar dor e ardência. O interessante é que o cheirinho de cravo e álcool é muito agradável tanto para você quanto para o cachorro.

Banho seco

Em lojas específicas para cachorros existem diversas opções de banhos secos com fórmulas específica para a pelagem dos cachorros. É importante que você peça indicação do seu médico veterinário para saber qual realmente é boa e não traz nenhum malefício, assim evitando problemas posteriores devido a um produto de marca ruim.

Leia também: 5 cuidados muito importantes para ter com cachorros

Como faço para tirar o cheiro de cachorro da casa? 2

Eliminando o cheiro de urina

É inevitável que às vezes a casa fique com aquele conhecido e azedo cheiro de urina devido ao tempo que você ficou longe e para elimina-lo. Quanto mais prático for, melhor será. Para tirar o cheiro de cachorro da casa, não existe nada melhor do que água sanitária. Entretanto, ela pode manchar tecidos e também é muito tóxica para os animais, podendo causar uma intoxicação acidental. Por isso o ideal é que você compre produtos próprios para este tipo de situação.

Existem hoje no mercado uma série de desinfetantes criados quimicamente com o objetivo de eliminar o cheiro da urina do cachorro e eles costumam funcionar muito bem. Basta passar o produto diluído em água conforme a instrução da embalagem em todo o ambiente para desfrutar do cheirinho de lavanda, erva doce ou seja qual for o seu favorito.

Ame seu amigão

Independente do cheiro, lembre-se que seu cachorro o ama com todo o coração. Logo, não o magoe o deixando na rua ou em ambientes aos quais você não acessa. Deixe ele conviver com você e tenha certeza de que as poucas horas que você ficará fazendo limpeza valem todo o amor que seu amigão dá a você.

Você conhecia estas dicas? Comente!