Existem situações em que ter um cachorro de porte grande pode ser difícil. Pessoas que moram em apartamentos pequenos e kitnets passam dificuldades, afinal quanto maior o cachorro, maior o espaço que ele precisa, maior o cocô e xixi, enfim. Logo, na hora da adoção acaba sendo muito importante saber qual será o tamanho do nenê quando ele crescer. Mas e ai, tem como?

Tamanho do cachorro

Quando o cãozinho é vira-lata, a melhor forma de descobrir qual tamanho terá é conhecendo seus pais. A herança genética é o mais importante nestes casos, apesar de poder não ser exatamente precisa, já é possível ter uma ideia do tamanho do cachorro. Mas é claro que em alguns casos a genética prega uma peça e você adota um pequeno filhote nascido de pais pequenos e acaba com um cachorro tamanho de um bezerro. Acontece! Os genes recessivos podem enganar e se isso acontecer, não fique bravo e dê amor da mesma forma, combinado? Combinado, tenho certeza.

A modernidade também ajuda, desde 2007 existe nos Estados Unidos um teste genético feito a partir de amostras de saliva que determina quais raças compõe o misto deste pequenino vira-lata. É claro que também não é exatamente preciso, mas pode ajudar caso você consiga comprar o teste através da internet ou conseguir que alguém traga para você.

Como descobrir qual será o tamanho do cachorro quando adulto? 2

Leia também: É verdade que meu cachorro ficará parecido comigo?

De qualquer forma, adotar é uma loteria, então tenha em mente que ele poderá ser tanto um micro-cão quanto um cachorro gigante. Esteja preparado e observe seu crescimento. Cachorros pequenos atingem metade do seu tamanho já aos três meses e tem seu auge aos 6 meses, já cães médios crescem até os 7 ou 8 meses, atingindo seu auge no aniversário de um aninho. Por último, os cães grandes crescem bem devagar, alcançam metade do seu peso aos 6 meses e continuam crescendo até fazerem um ano e meio.

Você já foi surpreendido pela loteria genética? Comente!