Infelizmente, só de ouvir o nome Pit Bull muitas pessoas já ficam apavoradas, porém o que poucos sabem é que se criado com amor e carinho, um pit bull não apresenta nenhum perigo. Pensando nele e em todos estes mitos, que tal conhecer cinco curiosidades incríveis sobre a raça?

Mas antes de começar a ler, deixe todos os seus preconceitos de lado e lembre-se que este cão é tão ser vivo quanto qualquer outro, ele merece amor, carinho e muito respeito. Esqueça as mentiras que contaram para você sobre ele ser violento e aproveite as informações.

Como surgiu?

Até o momento pesquisadores não sabem indicar exatamente quando os pit bulls surgiram, entretanto acredita-se que provavelmente suas terras natais sejam a Irlanda e a Inglaterra, porém alguns estudiosos afirmam que ele também tem origem na Escócia. Seu surgimento ocorreu quando fazendeiros faziam cruzas experimentais entre terrier e bullies na tentativa de criar um cachorro mais versátil capaz de ajudar na caça e também de ser um bom companheiro.

Mas e o nome?

Pit Bull vem na verdade da referência a três diferentes raças, o American Bit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier. Todas raças criadas a partir de cruzamentos para originar animais que pudessem caçar e proteger rebanhos.

Leia também: Bulldog Francês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Pit bull

Pit bulls trabalhavam de babás?

Viu só como eles são adoráveis? Durante a década de 50 os cães desta raça ganharam o apelido de babás por serem excelentes junto com crianças. Eles eram sempre a primeira escolha quando uma família buscava por uma caça para ter junto de seus pequenos. A grande verdade é que quando criado com amor em um ambiente saudável, um pit bull utiliza toda sua energia para agradar seus tutores e fazer tudo o que puder para ser ainda mais amado.

Mas e seu comportamento?

Cães desta raça possuem muuuuita energia para gastar e o ideal é que sejam precisamente adestrados para assim canalizar toda esta hiperatividade. Eles são muito fortes e por isso, caso sejam criados com raiva e na base da violência, logo começam a ter comportamentos violentos também. É muito importante que seu cachorro seja castrado ainda jovem pois a raça também tem tendencia a desenvolver comportamento dominante e isso pode não ser tão legal em um ambiente caseiro.

Mordida brutal?

Não, apenas forte. A mandibula desta raça tem muita força concentrada e é por isso que cães criados com violência quando atacam, conseguem machucar bastante. Porém, ao contrário do que muita gente acredita, eles não são capazes de travar sua mandíbula para que ninguém abra, estudos já comprovaram este fato. Vale ressaltar que eles só morderão você caso os trate com violência. Se você cria-lo com amor e respeita-lo sempre, ele fará o mesmo por você. Vou repetir, pit bulls são cães extremamente dóceis quando criados com respeito.

Gostou das curiosidades? Sabia de tudo isso? Comente!