Quem é tutor e ama seu cachorro certamente tem muita vontade de deixa-lo dormir na cama consigo. Porém, você sabe se pode fazer isso? Hoje vamos explicar tudo para você!

Antes de fazer isso, é de suma importância que você tome alguns cuidados. O primeiro é verificar se seu cachorro conseguiu fazer todas as suas necessidades antes de dormir. Também é importante manter sua higiene em dia e educa-lo para compreender que a cama é o seu local e não o dele. Ou seja, não é lugar para correr, morder ou rosnar. Quando ele fizer isso, seja firme e diga ‘assim não!’

Cachorros costumam se mexer muito durante a noite, sendo muito espaçosos, roncando e latindo também. Isso pode acabar reduzindo bastante sua qualidade do sono e se for o caso, o ideal é acostuma-lo a dormir em sua própria cama, mesmo que no mesmo espaço. Também é muito importante ter cuidado com cachorros de pequeno porte já que durante a noite podem acabar se machucando ou até mesmo sendo sufocados pelo seu peso.

Leia também: Quanto tempo vive um cachorro vira-lata?

Posso deixar meu cachorro dormir na cama comigo? 2

Dormir com cachorro faz mal à saúde?

Se o cachorro estiver com seus banhos em dia, sem pulgas, carrapatos e sarna, é super seguro dormir com ele na cama. Ele não passará doenças ou interferirá na sua saúde de nenhuma forma se tudo estiver de acordo. O único caso onde não é indicado é se você é suscetível a ter doenças respiratórias, se possui alergia a pelos ou ainda rinite alérgica. Nestes casos, dormir com ele só piorará o quadro e agravará sua situação, sendo muito mais indicado ensina-lo a dormir em sua própria caminha fora do seu quarto.

Pessoas alérgicas precisam de pelo menos um cômodo da casa 100% limpo e ausente de pelos, o ideal seja que este espaço se torne o quarto já que durante o sono não é indicado ter elementos que causem alergia para evitar noites mal dormidas. Entretanto, se você não possui alergia nenhuma, vá em frente!

Quem não deve dormir com cachorro na cama

Como existem alguns quadros em que não é indicado dormir com o cãozinho, vamos listar agora quem não deve dormir com ele na cama. Se você se encaixar em algum (ou alguns) itens abaixo, converse com o veterinário do seu cachorro e também com seus médicos de confiança para analisar as opções e tomar uma decisão consciente:

  • Pessoas alérgicas a pelo de cachorro
  • Pessoas com rinite alérgica
  • Pessoas que não gostam de pelos na cama ou sujeiras eventuais
  • Quem possui sono leve – devido as movimentações noturnas
  • Pessoas espaçosas
  • Tutores que possuam cães de pequeno porte que possam ser esmagados ou machucados
  • Crianças com problemas respiratórios
  • Pessoas com asma
  • Durante quadros de bronquite, gripe, pneumonia ou qualquer doença respiratória

Você sabia de tudo isso? Comente!