O Boston Terrier é um cachorro charmoso, elegante e sociável. É conhecido por ser pequeno, fácil de cuidar e muuuuuito carinhoso, sendo perfeito para os mais diversos tipos de família. Vamos conhecer mais sobre ele?

Origem

A origem do Boston Terrier foi muito bem documentada desde a primeira aparição. Tudo começou com um cocheiro que trabalhava para ricas famílias de Boston, isso em 1865. Ele dedicou sua vida a cruzar raças de cachorros dos trabalhadores, começando por um Terrier Inglês e um Buldogue. Deste cruzamento que o Boston Terrier herdou o termo ‘terrier’.

Entretanto, hoje já não há nada desta raça em sua genética. Mais tarde os cruzamentos continuaram, desta vez com buldogues franceses devido ao tamanho. Isso explica suas semelhanças. Com o passar dos anos o Boston Terrier ficou muito popular nos Estados Unidos e na Europa, já na América Latina ele é pouco conhecido.

Personalidade do Boston Terrier

O Boston Terrier é um cachorro extremamente gentil, sociável e amigável também. São leais e inteligentes, o que conquistou inúmeras famílias ao redor do mundo. Dentre seu comportamento comum costumam ser tímidos de início com estranhos, porém logo se tornam amigáveis. Eles também adoram crianças desde que elas não o magoem com puxões e empurrões. Esta é uma raça que se dá muito bem com outros cachorros e pets, porém precisam ser socializados quando filhotes para garantir uma boa convivência.

São cães muito inteligentes, porém precisam ser adestrados por pessoas que conheçam os métodos positivos com clicker e recompensa. Eles aprendem grande variedade de comandos e princípios fundamentais com imensa facilidade, sem dar grandes dores de cabeça. O Boston Terrier é bastante carente e sociável, não gosta de ficar sozinho ou de não receber atenção. Por isso, é preciso evitar que fiquem sem companhia por longos períodos para evitar depressão e ansiedade por separação.

Leia também: 

Boston Terrier

São ótimos cachorros para famílias com crianças maiores ou sem crianças, não são agressivos, adoram a companhia dos tutores e gostam muito de carinho e amor. São frágeis e sofrem lesão com facilidade, por isso caso você tenha outros pets é preciso ter cuidado.

Cuidados necessários

Começando por seu pelo, este é bem fácil de cuidar e precisa ser escovado apenas uma vez por semana. Já os banhos você pode dar uma vez por mês ou apenas quando estiver sujo. Esta é uma raça que perde pelo regularmente, porém não em grandes quantidades.

Sobre exercícios, eles não precisam de uma quantia muito grande, sendo necessário apenas um passeio diário para manter seu estado físico e mental. Eles adoram brincar de buscar a bola e são muito fãs de agility e freestyle canino. Caso você more em um local muito quente, jamais force o cachorro a realizar exercícios intensos para evitar os fatais golpes de calor.

Eles precisam de muita atenção e não devem ficar sozinhos por muito tempo, gostam da vida em apartamento e precisam viver dentro das casas. Não gostam de ficar na rua o dia todo e jamais devem dormir ao relento porque seu pelo é muito curto, ele passará frio. Gostam de jardim, grama, de correr e de brincar bastante, sempre com seu tutor.

Saúde do Boston Terrier

Sua morfologia o tornou sensível a diversas doenças. Eles costumam desenvolver catarata, luxação patelar, epilepsia, problemas cardíacos, alergias, sensibilidade à anestesia e medicamentos, sofrem muito com golpes de calor e por isso devem evitar exercícios intensos a altas temperaturas. São péssimos nadadores e se afogam facilmente, por isso caso você tenha piscina é importante cobri-la sempre.

Boston Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Características gerais

O Boston terrier é um cachorro de olhos grandes e escuros, orelhas pequenas e erguidas e cauda curta, fina e baixa. Possui pelo liso, curto, brilhante e com textura fina, podendo ser da cor marrom e branca, tigrado e branco, seal e branco e, por último, preto e branco. Não possui uma altura definida pelo standard FCI, porém não costumam passar dos 40 cm. Já seu peso ideal segue três categorias:

  • Mais leves do que 6,9 kg
  • Entre 9,8 e 9 kg
  • Entre 9 e 11,35 kg.

São rústicos e musculosos, possuem porte pequeno, vivem de 12 a 14 anos, precisam de baixa quantidade de atividade física, são sociáveis, fieis, inteligentes e carinhosos. Assim, são ideais para apartamentos e casas, famílias com ou sem crianças. Preferem clima moderado e possuem pelo fino, liso e curto.

Resumo

Esta é uma raça para pessoas que desejam dar muito amor a um cachorro, pois ele com certeza irá retribuir. É ideal para quem possui dias corridos e é sedentário, pois não precisa de longos passeios. São muito companheiros e apaixonados por seus tutores.

Você sabia de tudo isso? Comente!