Canecas para Presente

Você já deve ter reparado que seu cachorro se lambe como um gato tomando banho. Porém, se ele não e um gato, por que será que faz isso? Vamos descobrir agora!

Pois bem, existem dois motivos principais para que um cachorro se lamba com frequência, o primeiro é estresse e o segundo e para se higienizar. É interessante observar que no caso de higienização, o cachorro possui o costume tanto de se lamber como de lamber todos ao seu redor que ele considera ‘acima’ dele na hierarquia. Logo, cachorros submissos lambem cachorros alfa. Curioso, não é?

Leia também: Por que cachorro lambe seu tutor?

cachorro se lambe

Cachorro se lambe para ficar limpinho

Se seu cachorro se lambe com muita frequência e em locais específicos, fique de olho. Isto porque este é um comportamento relacionado com cães que estão com algum problema com pulgas e carrapatos que incomodam e precisam ser retirados, por isso após os passeios e caminhadas é muito importante que você faça uma varredura completa no pelo canino para descobrir se está tudo bem mesmo.

Além disso, ele também pode estar se lambendo para acelerar o processo de troca de pelagem que acontece duas vezes ao ano: antes do frio inverno e do calor verão. É importante que você não considere a auto-higienização um problema, isso porque este é um processo natural e instintivo canino que deve acontecer por motivos de sobrevivência. Porém, é importante ficar de olho pois este também é um hábito de cachorros ansiosos e estressados. Se for este o caso, ele acabara se machucando, podendo causar ate mesmo lesões na pele.

Lambidas causadas por estresse: como impedir?

Caso seu cachorro esteja se lambendo por ser ansioso ou estressado, você precisa impedir. Isso porque hábitos compulsivos não são nada saudáveis e podem causar danos a longo prazo devido a insistência localizada. Para evitar este tipo de comportamento é importante que você tome algumas atitudes. A primeira delas é escovar seu pelo regularmente para evitar que os pelos soltos incomodem o cachorro.

Além disso, é importante ter sempre muitos brinquedos pela casa assim como uma rotina rígida de caminhadas e passeios com ele. Tudo isso evitará a ansiedade e fará com que ele fique mais feliz e tranquilo ao longo do dia, sem sofrer com o estresse. Adestra-lo também é uma opção interessante pois irá ocupar sua mente e ainda poderá ensina-lo a parar de se lamber.

Por que cachorro se lambe? 2

Cachorro se lamber pode ser positivo?

Por mais estranho que pareça, pode sim ser algo bastante positivo. Afinal, uma boa lambida é excelente para limpar ferimentos já que a saliva canina é bactericida contra alguns tipos de microorganismos. Quando os filhotes caninos nascem, suas mães passam muito tempo os lambendo. Elas fazem isso justamente para dar-lhe as alguma imunidade, os ajudando a se protegerem de uma série de doenças. Além disso, é através da lambida que a mamãe abre os olhos e ouvidos do filhote, isso além de ensina-lo desta forma a fazer as necessidades.

Além disso, ao se lamber ele também pode estar ajudando seu corpo a se resfriar em dias de muito calor, assim promovendo um tipo de resfriamento corporal. Se você percebe que seu cão se lambe mais quando está de roupinha, certamente ele esta sentindo muito calor e tentando desesperadamente se resfriar devido ao traje. É comum ver cachorros que, após vestir a roupa, ficam sentados lambendo as patinhas traseiras e dianteiras, isso e sinal de que não estão felizes e estão até mesmo evitando se mexer para não se aquecerem.

É importante ficar atento ao decidir interferir desta forma, isso porque seu cachorro demonstrará que não está gostando de sua ação. Porém, para isso, você precisará compreende-lo corretamente.

Duvidas?

Em caso de dúvida, você já sabe. É muito importante que consulte seu veterinário de confiança já que apenas ele será capaz de diagnosticar a causa exata das lambidas caninas. Além disso, existem hoje no mercado uma infinidade de produtos que podem ajuda-lo neste processo todo.  Por exemplo, se seu cachorro estiver ansioso, você poderá comprar não apenas brinquedos como também alguns tipos de florais que ajudam a acalma-lo. Se ele estiver se sentindo sujo, basta você comprar os famosos banhos a seco que ajudam muito em dias frios.

Por último, se ele estiver muito irritado com os pelos caindo durante uma das trocas anuais, basta você comprar o pente certo para seu tipo de pelagem e penteá-lo diariamente, assim evitando todo o transtorno e irritação que ele esta sentindo. Viu como é fácil? Porém para isso você precisa ter certeza da causa e o ideal é pergunta-la ao veterinário. Compreendeu?