Se você observa seu cachorro já deve ter percebido que ele bebe muita, muita água ao longo do dia. Porém, você sabe por que eles fazem isso?

Todos sabemos que é muito importante manter sempre água limpa e pura à disposição do cachorro todo o dia, isso porque assim como nós, 70% do peso corporal do cão é composto pelo líquido. Entender a razão para que cachorro precisa beber tanto dela irá ajudar você a se lembrar de porque é tão importante ter sempre água fresca à disposição.

Leia também: Devo dar água filtrada para meu cachorro?

água

A importância da água

Não existe nada incomum em um cachorro que bebe demais. Afinal, este é um elemento essencial que faz muito bem para a saúde do seu amigão. Este líquido transparente é capaz de realizar inúmeras funções no organismo que são vitais para manter a saúde do seu cachorro em dia, por isso aprenda mais a seguir sobre estas funções e tranquilize-se.

  • Transporte dos nutrientes e também outras substâncias para filtrar;
  • Participa das reações metabólicas das células;
  • Fazem parte da estrutura dos tecidos e órgãos também;
  • Protege e amortecem os órgãos;
  • Fazem a termorregulação do corpo.

H2O que compõe o corpo do cachorro é recebida através da ingestão de alimentos, do próprio consumo e também de reações metabólicas que ocorrem no corpo. Já a perda de líquido acontece através da urina, fezes, pulmões e pele também. No caso dos cachorros, a eliminação de água através da pele é muito pequena, afinal eles transpiram através da língua e dos coxins (almofadinhas da pata).

Meu cachorro bebe muitooo! É normal?

Muitos aspectos fazem um cachorro beber bastante água e sua maioria não tem relação com nenhum tipo de doença. Então, preste atenção para não cometer erros e saber identificar se algum destes é o caso do seu cachorro ou se você deve se preocupar e observar melhor este comportamento.

  • Cães jovens tomam mais do líquido que os mais velhos;
  • Quanto maior for o peso do cachorro, mais ele irá beber;
  • Cadelas grávidas ou que estão amamentando precisam de grande quantidade;
  • Cachorros que praticam bastante exercício precisam de mais água do que cães sedentários;
  • A ingestão diária deste líquido também depende da ração que você proporciona. Quanto mais matéria seca ela tiver junto com mais fibra e mais sódio, mais seu cachorro precisará tomar;
  • A temperatura e também a umidade da sua região influenciam diretamente no consumo de água.

Quanto um cachorro deve beber por dia?

Tudo depende do seu peso, chegando ao cálculo básico de 70 ml de água por kg de peso. Ou seja, se seu cachorro pesa 5kg, ele deverá beber 350ml por dia. É claro, tudo depende do organismo do seu cãozinho. Se ele possui alguma patologia que aumenta sua necessidade de ingestão de água, certamente irá tomar mais do líquido diariamente. Existe uma doença chamada polidipsia que causa poliúria, ou seja, mais urina.

Esta doença é acompanhada por outros sinais clínicos e é muito importante que caso você suspeite dela, vá direto ao veterinário para descobrir o que está acontecendo. Existem também outras doenças que afetam o consumo como a diabetes, intoxicações alimentares, infecções, hiperadrenocorticismo, falha renal, alteração hepática e hipercalcemia.

Por que cachorro bebe tanta água? 2

Estímulo a beber líquido essencial

Beber este líquido essencial é muito importante e desde que não seja acompanhado de outros sintomas, você deve estimular este hábito. Hoje existem inúmeros tipos de bebedouros que mantém a água sempre fresquinha. Existem alguns que são ligados diretamente na torneira, outros que possuem filtros e deixam o líquido circulando o tempo todo. Existem alguns bem grandes e outros elevados para ajudar na hora do consumo de água.

Caso você ache que seu cachorro não esteja bebendo tanta água quanto deveria, consulte seu veterinário e peça indicação de bebedouros que ajudem neste processo. Inclusive, beber pouco líquido também pode ser um sintoma e por isso, esteja sempre atento, está bem?

Pode ser um sintoma?

Se seu cachorro está bebendo muito H2O e também está vomitando, se sentindo triste e desanimado, comendo pouco e urinando transparente, vá sem demora até seu veterinário de confiança. Isso porque apenas ele poderá realizar análises clinicas para chegar em um diagnóstico preciso.

Isso porque sim, infelizmente quando um cachorro bebe muito deste líquido é possível que isto seja um sintoma. Por isso, ao notar qualquer mudança de comportamento, não demore para buscar ajuda especializada, a sua velocidade neste momento poderá salvar a vida do seu amigo peludo.

Você sabia de tudo isso? Já percebeu se seu cachorro bebe a quantidade de água ideal? Comente e conte para a gente sua experiência!