Canecas para Presente

Todo amante de cachorro adora saber curiosidades sobre eles, principalmente quando elas envolvem nosso querido país. Dia após dia as adoções de cachorros tem crescido e segundo o IBGE, cerca de 45% das casas brasileiras possuem cachorros. Por isso, que tal conhecer quais são as raças de cachorro mais queridas pelo povo brasileiro?

O que faz uma raça ser popular?

O primeiro passo é compreender o que torna uma raça popular. Se você já possui mais de 40 anos certamente percebeu como as raças queridas vão variando, para você ter ideia nos anos 90 os queridinhos eram os dálmatas, pastores alemães e huskies siberianos. Já hoje, essas raças são menos comuns e dão espaço para shih-tzu, spitz e buldogue francês.

Com o tempo, as raças maiores foram perdendo espaço. Seja em função da moda influenciada por filmes, séries e novelas, seja em função do espaço e de muitas pessoas hoje viverem em pequenos apartamentos em um estilo mais sedentário de vida. Ou seja, tudo influencia para uma nova geração de cães.

Raças de cachorro mais populares do Brasil

Mas sem mais delongas, vamos as 10 raças mais queridas pelo povo brasileiro na década atual. Lembrando que  esta é uma lista aproximada porque, infelizmente, o IBGE não faz o registro das raças, logo esta lista é fruto de uma pesquisa particular de menor abrangência. Mas vamos lá!

Border Collie

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 11

Como uma das exceções ao padrão desta lista, o Border Collie continua aparecendo, isso por ser extremamente inteligente e adaptável para qualquer estilo de vida. Entretanto, são muito ativos e gostam muito de atividades físicas e estímulos – sendo estes muito necessários para que não desenvolvam ansiedade. Seu porte é grande e apesar de se adaptar bem em apartamentos, eles precisam de muitos momentos livres para gastar seu poder físico, correndo como senão houvesse amanhã.

Pug

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 12

Esta definitivamente é uma das raças mais vendidas em todo o Brasil! Ele é pequenino, meio preguiçoso e não gosta muito de exercícios ou caminhadas muito longas. Ou seja, perfeito para um estilo de vida agitado da cidade e também para viver em apartamentos. Além disso, vamos combinar que um pug é uma gracinha! Cheio de dobrinhas, é pura fofura. Não há como não amar.

Golden Retriever

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 13

Os grandões ainda figuram a lista, mesmo que com menor intensidade. São muito utilizados como cães de serviço devido a sua grande inteligência, sendo os cães-guia perfeitos. Entretanto, eles precisam de muito exercício e tem muuuita energia para gastar, por isso é importante que apenas famílias com tempo para passeios o adotem. Do contrário ficarão ansiosos e indisciplinados.

Maltês

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 14

Leia também: Maltês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

O maltês é simplesmente adorável! Não é difícil entender o porquê de estar nesta lista. Ele é muito querido, possui longa pelagem branca e sedosa. São muito ativos, brincalhões e inteligentes. Entretanto, caso não sejam adestrados, podem se tornar ciumentos, possessivos e agressivos. Por isso, atente-se a este detalhe para aproveitar uma vida deliciosa ao lado deste pequeno.

Lhasa apso

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 15

Esta raça é semelhante ao shih-tzu, principalmente quando filhotes. Porém, comportamentalmente eles são muito diferentes. Enquanto o shih-tzu é um cachorro de companhia, o lhasa é um valente cão de guarda. Logo, ele é um tanto arisco e gosta muuuuito de latir, principalmente para estranhos, sendo a raça ideal para pessoas que vivem em casas e desejam proteção contra assaltos.

Poodle

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 16

O poodle figura esta lista há gerações! Sejam no porte toy quanto pequeno, médio ou grande. O brasileiro simplesmente ama um poodle! Seja pela fácil manutenção ou temperamento brincalhão, adorável e fiel, esta é definitivamente uma das raças mais queridas em nosso país há mais tempo. Uma informação importante é que é necessário realizar adestramentos para evitar os latidos em excesso.

Yorshire Terrier

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 17

Esta é outra raça que figura a lista dos populares há diversos anos. Isso porque seu porte pequeno, personalidade fácil e cheia de amor para dar e facilidade de adestramento atraem muito nosso povo. Ele é lindo e adorável e tudo de que precisa é uma socialização bem feita para que não lata em excesso. De resto, é um cachorrinho perfeito.

Spitz Alemão

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 18

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, esta é uma raça simplesmente adorável! São brincalhões, dóceis, queridos, carinhosos e totalmente apaixonados por seus tutores. Seu adestramento é relativamente fácil e é muito importante socializa-lo bem para evitar problemas comportamentais no futuro.

Buldogue Francês

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 19

Este ganhou todos os corações, são pequenos, preguiçosos e muuuuuuuito fofos. Assim, também se tornam perfeitos para pessoas que vivem em apartamentos e possuem a rotina corrida, além disso possui a grande vantagem de serem ótimos para crianças. Adoram carinho e brincadeiras leves em casa.

Shih-Tzu

As 10 raças de cachorro mais populares do Brasil 20

Este é definitivamente um dos mais queridos pelos brasileiros e está em quase todas as casas do país. Eles são fofos, adoráveis e tranquilos, adoram colo, brincadeiras e são apaixonados por seus tutores. Logo, são os cães perfeitos para viver em apartamentos e adoram amor.

Gostou das raças mais populares? Comente!