Equipes policiais de todo o mundo utilizam da força canina para auxiliar na segurança da população, estes são os cachorros de serviço que passam por treinamentos incríveis para ajudar as pessoas em situações caóticas e emergenciais. Vamos conhecer mais sobre eles?

Em geral, as raças mais escolhidas são o pastor alemão devido a suas grandes habilidades em apreensões criminais, busca, salvamento e recuperação de provas e rastreio e também o labrador que é excelente na detecção de bombas. Dentro da profissão existem inúmeras equipes que desempenham diferentes funções e cada uma possui um treinamento especial e único, veja a seguir:

Cachorro militar

O cachorro militar é responsável por atuar como patrulheiro, na detecção de bombas, drogas e ainda age em missões especiais. Ele também é excelente em funções de busca em acidentes ou ainda como sentinela. Também são mensageiros e saltam de helicópteros com seus parceiros humanos.

Cachorro do governo

Este é quase um cachorro executivo, hehe. Ele trabalha em volta de muitos humanos o dia todo e ajudam em departamentos de alfandega dos Estados Unidos além de patrulhar fronteiras atrás de importações ilegais – principalmente produtos que tenham origem agrícola. Em geral os mais escolhidos para esta função são os beagles.

Leia também: O que são Animais de Assistência Emocional?

cachorros de serviço

Cachorro médico

Os cachorros também atuam na área médica e executam inúmeras funções nesta gama de atuação.

Cão de alerta

Ele é capaz de detectar informações importantes como câncer, pressão arterial baixa, níveis baixos de insulina e ainda são capazes de alertar quando uma convulsão está chegando. Seu treinamento é inteiramente focado no olfato, sabendo identificar os odores e suas mudanças. Eles também são capazes de alertar sobre alergias como amendoim e leite nos alimentos.

Cão de assistência médica

Eles atuam no auxílio da lembrança de tomar medicações e são excelentes para pessoas que possuem distúrbios mentais. Além disso, auxiliam pessoas que sofrem de estresse pós-traumático e ansiedade grave a conviver em sociedade.

Cão de resposta médica

Estes são especificamente treinados para chamar a emergência, buscar remédios ou ainda manter a pessoa a salvo em caso de convulsão ou desmaio.

Cachorro de busca e salvamento

Equipes policiais possuem sempre um ou vários cachorros de busca e salvamento para trabalhar nos mais diferentes tipos de terreno e condições climáticas. Eles são treinados para conseguir decifrar o rastro de cheiro do ser humano em qualquer condição, seja através do ar, água ou neve. Eles também identificam a presença de cadáveres.

Cachorros terapeutas

Os cachorros terapeutas são muito utilizados no tratamento de crianças, sendo excelentes como cães de acompanhamento para os pequenos com autismo, por exemplo. O autismo é um distúrbio capaz de afetar tanto as habilidades sociais quanto a comunicação das crianças e muitos trabalhos e pesquisas tem demonstrado que ao conviver com cães essas crianças conseguem se desenvolver melhor.

Crianças que possuem dificuldade para ler também são muito beneficiadas por cachorros terapeutas porque, em geral, elas não se sentem intimidadas pelo cão e conseguem treinar sua leitura em voz alta tranquilamente, assim melhorando a cada dia. Os cães possuem um efeito tranquilizante nas crianças e é ótimo para os pequenos que já desenvolvem ansiedade ou que precisam superar alguma perda ou trauma.

Saiba mais sobre os incríveis cachorros de serviço 2

Resumo

Que os cachorros são incríveis todos nós já sabíamos. Além destas carreiras ainda podemos destacar os cães-guia que são companheiros vitais para pessoas que perderam a visão poderem caminhar e viver sua vida normalmente e em segurança. Também temos os cachorros famosos que atuam em filmes e comerciais, os cães acrobatas e também os que atuam em shows de adestramento.

Os talentos e habilidades dos cães estão sempre impressionando, você sabia que eles poderiam fazer tantas coisas e ter tantas carreiras? É incrível o que um pouco de treinamento pode fazer para instruir um cão a seguir determinada tarefa. O mais incrível é que em geral, eles adoram! Por ser extremamente inteligentes, precisam de estímulos constantes e ao atuara como um profissional, esses estímulos são diários!

Você conhece ou conviveu com algum cachorro de serviço? Conta pra gente nos comentários!