Labrador é um cachorro de pelo curto, então talvez você fique um tanto quanto intrigado com a quantidade imensa de pelos que ele perde. Entretanto, você sabia que existem inúmeras razões para isso acontecer? Logo, pode ser apenas em função da característica da raça ou por fatores que você está fazendo em casa. Vamos descobrir mais para solucionar a questão?

1ª razão: Muda dos pelos do Labrador

Todos os animais perdem pelos em duas épocas do ano: Na primavera e no outono. Isso para se preparar para a próxima estação com pelos mais grosso ou mais finos. Entretanto, o Labrador é uma raça mais propensa a grandes quedas de pelo e você pode ficar bem assustado ao escova-lo ou ao varrer a casa. Porém, fique tranquilo! Os labradores possuem um tipo de pelo considerado misto devido a possuir camada principal e camada de sub-pelo, logo, em cada folículo existe um pelo e inúmeros sub-pelos. Isso faz com que quanto o ciclo do folículo termina e cai, as capas caiam também.

É muito importante que você tenha em mente esta característica antes de ter um cachorro desta raça já que pessoas alérgicas ou que não possuam tempo para escovações do pelo – que devem ser feitas pelo menos três vezes por semana – podem acabar se incomodando com as grandes quedas de pelo. Quando há mudanças de temperatura, as quedas pioram e ficam mais violentas.

labrador perde tanto pelo

2ª Razão: Estresse e ansiedade

O labrador perde tanto pelo também devido a estresse e ansiedade. Caso você perceba que seu cachorro está inquieto, bocejando frequentemente, destruindo sua casa, demonstrando muita energia ou latindo e chorando por muito tempo, provavelmente está ocorrendo a chamada ansiedade por separação. Isso faz com que ocorram imensas quedas de pelo independente do tempo da muda e para evitar, você precisará tratar esta ansiedade. Como? Passando algum tempo com ele!

Leve-o para caminhar pelo menos duas vezes por dia, brinque com ele quando chegar, jogue a bolinha, evite ficar muito tempo distante de casa e claro, demonstre seu amor por ele. Não o deixe preso fora da casa sem conviver com a família e evite que ele sofra tanto ao ficar longe de você. Caso você acredite que esta seja a razão, é muito importante que você o leve ao veterinário para confirmar o diagnóstico e receber ajuda com o tratamento.

3ª razão: Mudanças hormonais

Quando há oscilação hormonal um dos sintomas é a perda de pelos, isso acontece muito com fêmeas que estão grávidas ou dando leite e também com cachorros que tenham problemas endócrinos. Também pode ser devido a hipotiroidismo ou síndrome de cushing, por isso é de suma importância que você leve seu amigo peludo ao veterinário regularmente para diagnosticar essas possíveis doenças, assim tratando o mais rápido possível.

Leia também: Labrador: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Por que meu labrador perde tanto pelo? 2

4ª razão: má alimentação

A ração que você dá para o seu cachorro precisa ser prioridade, por isso sempre dê rações super premium. É preciso saber que cachorros labradores possuem grande obsessão pela comida e se ela não for de qualidade, não irá cobrir suas necessidades nutricionais e isso, por consequência, causará grandes perdas de pelo. Além disso, você poderá perceber que ele ficará seco, áspero, quebradiço e apagadinho. A alimentação de cachorros desta raça precisa muito ter ácidos graxos como omega 3, vitaminas A, B e C também. Fique atento e não compre a ração mais barata. Além das perdas de pelo, você poderá enfrentar graves problemas urinários e também de deficiência nutricional ao longo do tempo.

5ª razão: Parasitas

Seu labrador perde tanto pelo devido a parasitas! Isso mesmo, pode ser esta a razão.. Eles causam grande irritação e mal estar no seu amigo que não consegue parar de coçar a área nem por um segundo. Isso fará com que hajam não apenas quedas de pelo como também problemas de pele e até mesmo lesões. Por isso é de suma importância que você esteja sempre revisando a pelagem do seu amigo para descobrir se ele está ou não com pulgas e carrapatos. Além disso, leve-o também para revisões no veterinário para que ele possa fazer uma análise completa e garantir que realmente não há nenhum parasita com ele.

Lembre-se sempre que tudo o que seu cachorro tem é você, então fique atento sempre a seu comportamento para prevenir prováveis problemas. É muito importante que faça revisões completas no corpo do cachorro após passeios assim como escova-lo regularmente e também dar-lhe sempre alimentos de alta qualidade. A qualidade de vida do seu cachorro só depende de você, lembre-se disso.