Quando uma mulher está grávida, sua alimentação precisa mudar para que o bebê cresça com saúde, o mesmo ocorre com uma cadela gestante. É preciso adequar sua dieta a nova situação.

Entretanto, você sabe como administrar este período importante? Não? Então fique tranquilo, pois vamos dar as dicas necessárias para isso! Mas antes, é muito importante que você consulte seu veterinário para que ele prescreva a dieta ideal.

As etapas da cadela gestante

Para entender a alimentação que será necessário é preciso saber por quais etapas a cadela gestante passa até o dia do parto. Uma gestação canina dura em média 64 dias e é dividida em duas partes.

1ª etapa

Aqui começa o desenvolvimento do embrião que vai crescendo e se formando até o 42º dia de gravides. Neste período, as cadelas praticamente não ganham nenhum peso e sua barriga não aparece muito.

2ª etapa

Após o 42º dia o feto começa a crescer em uma velocidade incrível, atingindo até 80% do seu peso ao nascer neste período. Aqui, o aumento de peso da cadela gestante é bem grande e também é necessário que ela tenha muita energia para acompanhar este ritmo. No final da gestação, a cadela não deve exceder 25% do peso inicial em caso de cão de grande porte e 30% em caso de cão de pequeno porte. Após o nascimento, é normal que recupere seu peso rapidamente.

Vale ressaltar que os filhotes são alimentados através da placenta, por isso é muito importante que a cadela gestante tenha uma nutrição adequada para que não perca seus filhotes antes do nascimento. por isso, todo cuidado é pouco.

Leia também: Como ajudar sua cadela na hora do parto

Como deve ser a alimentação de uma cadela gestante? 3

Alimentação da cadela gestante

Durante a primeira etapa é comum que continue sendo dada a ração de sempre a cadela e também a mesma quantidade. Isso porque até então não há grande diferença nutricional necessária. Porém depois, na segunda fase, é muito importante que seja introduzida uma alimentação que forneça muita energia e que seja de fácil digestão. Também é importante suprir a necessidade da cadela gestante com pequenas porções de cada vez.

Quando as cadelas ficam grávidas abdômen é esticado devido a dilatação do útero, por isso sua capacidade digestiva diminui devido a compressão. Logo, é importante fracionar a alimentação em várias pequenas porções, assim evitando a sobrecarga do trato digestivo. Você também precisará aumentar a porção de ração gradativamente até que na nona semana chegue a um terço a mais do que a alimentação habitual.

Quais são as necessidades da mamãe cadela?

Elas possuem algumas necessidades específicas durante este período e iremos lista-las a seguir para que você possa estar monitorando e fornecendo a alimentação ideal.

Necessidade energética

Durante o último terço da gravidez as cadelas precisam de 3x mais energia do que antes, por isso é necessário fornecer uma alimentação com alto teor calórico para suprir tamanha demanda. Afinal, tem um pequeno ser crescendo rapidamente que exige muito esforço dela.

Necessidade proteica

Também no último terço a necessidade de proteínas é muito elevada, isso devido ao crescimento do feto e também do desenvolvimento das mamas. Especialistas afirmam que a necessidade aumente em até 70% quando comparada a uma fêmea em manutenção. Caso não hajam proteínas suficientes o filhote nascerá com baixo peso.

Ácidos graxos, ácido fólico e minerais

Os ácidos graxos são muito importantes durante os estágios iniciais para que o filhote se desenvolva bem, principalmente seu cérebro e retina. Tendo ácidos graxos a disposição o pequenino nascerá com uma melhor visão, memória e capacidade de aprendizagem.

Já o ácido fólico reduz a probabilidade de sofrer a chamada fenda palatina (ou lábio leporino) em cachorros braquicéfalos. Por últimos, os minerais auxiliam em todo o desenvolvimento canino e são fornecidos através da ração, sem necessidade de suplementação.

Como deve ser a alimentação de uma cadela gestante? 4

Dificuldades que podem ocorrer

O normal é que a cadela gestante não passe de 25% a 30% do seu peso inicial, porém é comum quando não há cuidado que a mamãe ganhe muito mais peso. Isso pode gerar diversas complicações e acabar causando a obesidade canina durante a gravidez, o que é realmente um problema.

Por isso é muito importante que você monitore as refeições e faça um caderno de monitoração do peso para evitar complicações. Uma gestação de cadela obesa é muito complicada e pode gerar embriões fracos e também problemas durante o parto. Isso porque o tecido adiposo acaba se infiltrando no miométrio, assim diminuindo as forças de contração.

É preciso estar muito bem informado e só alterar a alimentação durante a segunda etapa, após 42 dias de gestação. Vá até seu veterinário de confiança e peça mais informações, assim como indicação de ração ideal e também uma ultrassonografia para saber se está tudo bem com os pequenos bebês. Também é preciso tomar cuidado com as deficiências nutricionais capazes de causar má-formação congênita assim como alterações no sistema nervoso central e também outras patologias.

Você sabia de tudo isso? Comente!