É normal que nos preocupemos com a saúde de nossos amigos peludos e a melhor forma de evitar doenças e as prevenindo. Para isso, é importante que você esteja sempre de olho na imunidade do seu cachorro. Porém, você sabe como aumenta-la? Vamos dar algumas dicas!

Vale ressaltar que estas são apenas sugestões, é importante que você consulte seu veterinário de confiança antes de tomar qualquer decisão pois apenas ele pode afirmar quais alimentos farão bem ao seu cachorro e quais podem apresentar riscos a sua saúde. Fique atento e aja com responsabilidade.

Alimentação

A melhor forma de aumentar a imunidade do seu cachorro é através da alimentação. É importante apostar em alimentos que possuam os nutrientes adequados para uma saúde sempre em dia. Veja as melhores opções logo abaixo:

Como posso aumentar a imunidade do meu cachorro? 3

Batata doce

A batata doce é um alimento rico em antioxidantes, possuindo vitaminas A, B, C, K e E. Além disso, ela ainda possui ômega 3, ácidos graxos, fósforo, magnésio, zinco, sódio e potássio. Tudo isso ajuda na prevenção de inflamações de pele – dermatites – e também o envelhecimento precoce.

Iogurte natural

O iogurte natural sem açúcar é excelente para ajudar no fortalecimento do sistema imune devido a seus probióticos que agem diretamente no trato intestinal. Eles ajudam a aumentar a absorção de nutrientes, o que fortalece sua imunidade.

Brócolis

O brócolis é um vegetal rico em ácido fólico, assim melhorando a produção de células brancas do sangue que são diretamente ligadas as defesas do organismo. Por isso, este é um alimento muito forte na proteção do seu cachorro.

Óleo de coco

O óleo de coco tem dividido opiniões de especialistas pelo mundo, porém ninguém pode negar a presença do ácido hialurônico do óleo. Este ácido é responsável pela sintetização da monolaurina que possui a função de proteger contra infecções virais e bacterianas o organismo que a possui. Legal, né?

Beterraba

A beterraba é um alimento rico em ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Além disso ela possui betacianina, substância que provem a eliminação das toxinas, assim fazendo uma limpeza no organismo e mandando todo o mal embora.

Sardinha

A sardinha é um alimento rico em ômega 3 e vitamina D, ambas ferramentas importantes na prevenção de doenças auto-imunes. Além disso, são excelentes fortalecedores do sistema imunológico em geral. Por isso, adicionar sardinha a dieta do seu cachorro é algo excelente.

Laranja

A laranja é excelente para o fortalecimento do sistema imunológico, porém não pode ser dada com casca, sementes ou em excesso. É legal oferecer suco natural para o cachorro no lugar da fruta em si para prevenir também problemas relacionados a acidez do fruto.

Leia também: Boston Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Como posso aumentar a imunidade do meu cachorro? 4

Atividades físicas

É muito importante prover uma boa quantia de atividades físicas diárias para manter o corpo e a mente do seu cachorro em dia. Além disso, o contato com o externo – bactérias, vírus e demais microorganismos – em pequenas quantidades funciona da mesma forma que uma vacina, assim enriquecendo o sistema imunológico canino. Só sempre tenha cuidado para não leva-lo para o sol depois das 10h e antes das 16h. Neste período o Sol é um verdadeiro vilão.

Ambiente saudável

Sabe quando você está super estressado no trabalho e do nada uma gripe te atinge? Isso acontece porque o estresse é capaz de baixar o poder do sistema imunológico, permitindo que doenças invadam seu corpo e comecem a agir. O mesmo acontece com os cachorros quando estão ansiosos, estressados e em depressão.

Para evitar que isso aconteça é importante não apenas que você o leve para passear como que você enriqueça seu ambiente com brinquedos e atividades que ele possa executar quando está sozinho. Assim, não ficará estressado devido ao tédio e terá com o que se ocupar o dia todo. Uma mente fortalecida gera um corpo fortalecido.

Vacinação e Vermifugação

É muito importante que você mantenha sempre o calendário de vacinação em dia. São as vacinas que irão impedir que seu cachorro desenvolva inúmeras doenças. Respeite os prazos e os reforços também para garantir um sistema imunológico forte. Além disso, vermes podem ser poderosos e atingir diretamente as defesas caninas, por isso também é importante que você possua um calendário de vermifugação, assim evitando que este terrível organismo se espalhe pelo corpo do seu amigão.

Atenção com a Imunidade

Vale ressaltar que antes de pensar em adicionar qualquer alimento a dieta do seu cachorro é de suma importância que você consulte seu médico veterinário. Isso porque apenas ele poderá prescrever a dieta correta para este intuito. Além disso, ele poderá verificar se há realmente algum problema relacionado a imunidade, assim tranquilizando você caso esteja tudo bem.

Você sabia de tudo isso? Comente!