Se você já viu um border terrier, certamente se apaixonou. Não há como não amar este pequeno com aparência rústica e de única personalidade. Além de ser muito obediente e sociável, também não perde pelos e é muito fácil de cuidar. Vamos saber mais sobre ele agora mesmo!

Origem do Border Terrier

O Border Terrier é um cachorro que foi criado em Cheviot Hills, local que fica entre a fronteira da Inglaterra e Escócia. Por isso – em tradução livre – seu nome significa terrier da fronteira. No princípio foi criado para caçar raposas que na época eram consideradas pragas dentre os agricultores. Como possui porte pequeno, ele conseguia entrar nas tocas das raposas, assim as fazendo fugir para bem longe. Ele também era resistente e corria atrás dos cavalos dos caçadores e até mesmo lutava contra raposas quando preciso.

Infelizmente, poucos conhecem o border terrier. Mas fique tranquilo pois ela não corre risco de desaparecer, muito pelo contrário já que sua aparência adorável e fácil treino fez com que eles começassem a ser procurados para participar de programas de televisão, assim aumentando sua popularidade. Hoje ele é um ótimo cão de companhia, deixando seus dias de caçador para trás. Entretanto, em seu local de origem ainda costuma ser usado como cachorro de trabalho, ajudando os fazendeiros.

Leia também: Chihuahua: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

border terrier

Personalidade

O Border Terrier é conhecido por possuir muita energia, sendo ativo e determinado. Sua personalidade é forte, porém ele não costuma desenvolver comportamentos agressivos, na verdade ele é sempre muito amigável tanto com seus tutores quanto com estranhos e outros cachorros também. Ele também adora crianças e desde que seja respeitado por elas, certamente a relação dará muito certo e serão amigos para toda a vida.

Vale ressaltar que ele foi criado para ser um cão de caça, logo não é a companhia mais indicada para outros animais de estimação como gatos e roedores. Ele é muito inteligente e aprende facilmente, o que significa que você não terá grandes problemas em ensina-lo a fazer xixi no lugar correto ou a fazer alguns truques também. Adora reforço positivo, então responde muito bem na troca entre comando e petisco.

Educação

Como dito acima, esta é uma raça muito inteligente. Ele adora treinamentos com clicker ou reforço positivo, sendo estas as melhores formas de fazê-lo aprender rapidamente. Ele precisa de muito exercício já que possui bastante energia, logo você precisará de treinos e caminhadas diárias para que ele não destrua sua casa ou cave todo seu jardim. Também é importante socializa-lo desde filhote para evitar problemas com outros animais devido a seu instinto de caça. Border Terrier que não é socializado tente a ficar tímido e retraído.

Cuidados e Saúde do Border Terrier

O cuidado com esta raça é bastante simples já que ele não costuma perder muito pelo. Basta você escova-lo duas vezes por semana e remover manualmente os pelos mortos de duas a três vezes por ano (este serviço se chama stripping e deve ser feito por profissionais). Ele precisa de banho apenas quando necessário, sem uma frequência pré-estipulada. Porém, é preciso ter noção de que ele odeia ficar sozinho por muito tempo e precisa de companhia constante, isso além de uma grande dose de exercícios diários.

Por se tratar de um cachorro de raça, é normal que existam predisposições a doenças, porém o Border Terrier costuma ter uma saúde muito boa. É preciso apenas manter as verificações sazonais do veterinário para verificar se está realmente tudo certo. Dentre as doenças mais comuns desta raça estão a catarata, problemas auto-imunes, deslocamento de patela, problemas na tireoide, alergias, problemas cardíacos, displasia da anca e problemas neurológicos.

Border Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

É sempre importante lembrar que você deve manter sempre em dia o calendário de vacinação e também desparasitá-lo externa e internamente com frequência. Este costume fará com que seu cachorro evite picadas de carrapatos e pulgas assim como doenças contagiosas como parvovírus.

Características gerais

O Border Terrier é bastante atlético, mesmo possuindo porte pequeno, possuindo pernas longas e um corpo proporcional. Também possui pelagem dupla que o protege das variações climáticas, ela é densa e áspera do lado de fora e dentro também.

Dentre sua altura média é de 35 a 40 centímetros para os machos e de 30 a 35 centímetros para as fêmeas. Já seu peso varia entre 5,1 e 7,1 kg. Costuma viver entre 12 e 14 anos, precisa de quantia média de exercícios físicos. É sociável, ativo e dócil, assim sendo ideal para crianças e famílias, para a caça e para viver tanto em casas quanto em apartamentos. Gosta do clima moderado.

Você sabia de tudo isso? Comente!