Assim como nós, os cachorros também eliminam as substâncias que o corpo não precisa através da urina, isso graças ao serviço de filtragem que os rins realizam. Por isso se seu cachorro não está conseguindo urinar certamente há algo de errado em seu sistema urinário.

Vale ressaltar que esta é uma matéria informativa, se seu cachorro não está conseguindo urinar o primeiro passo é leva-lo ao veterinário imediatamente. Apenas ele poderá diagnosticar e tratar seu amigo peludo. Jamais brinque com a saúde dele.

Problema para urinar

Existem diversos problemas urinários que podem estar causando este sintoma. Seu cachorro pode estar com cistite, infecção urinária ou ainda outras complicações. Nestes casos ele não irá conseguir urinar e pode chorar bastante ao tentar devido a ardência na região. Em alguns casos o cãozinho também não consegue defecar, assim ficando aborrecido o dia todo. Ele também anda com as pernas abertas, se curvando, e eu abdômen fica inchado e apresenta dor quando há toque. A infecção é muito perigosa pois pode passar para os rins e causar graves danos.

Leia também: Como posso aumentar a imunidade do meu cachorro?

urinar

Outra causa para a dificuldade na micção pode ser a formação de cálculos e depósitos no sistema urinário, assim obstruindo parcialmente ou totalmente o fluxo urinário. Neste caso o cachorro sente muita dor e precisa de intervenção veterinária o mais rápido possível. Tumores também podem causar problemas para urinar e se for o caso, serão necessários exames de urina, ecografias e radiografias também.

Problemas renais

Já os problemas renais costumam fazer o cachorro sofrer bem mais, isso porque eles podem falhar de maneira aguda ou crônica. Caso seja aguda, ele sentirá sintomas de forma abrupta enquanto se for crônico, você perceberá apenas que o cão bebe mais água, faz mais xixi e perde bastante peso. Caso um cachorro não consiga urinar e está vomitando com frequência, corra para o veterinário pois você possui uma séria emergência.

O vomito pode estar acontecendo devido a danos gástricos causados pelas toxinas acumuladas que não foram eliminadas pela urina. Durante o tratamento o veterinário precisará esvaziar a bexiga, controlar os vômitos e hidratar muito seu cachorro – isso além de reverter os danos renais.

Os problemas nos rins possuem quatro níveis de gravidade e sua maioria pode ser controlada ou revertida a partir de medicamentos e dietas específicas. Porém, tudo depende da velocidade do diagnóstico e quanto mais rápido você buscar ajuda, melhor será para o seu cão.

Problemas na bexiga

Existe uma minoria de casos em que o problema ocorre porque o cachorro não consegue fazer a bexiga funcionar. Tudo devido a alguma lesão neurológica que pode ocorrer após um atropelamento ou golpe forte. Neste caso a urina é filtrada, formada e fica acumulada na bexiga sem poder sair. Dependendo do dano ele pode ou não ser revertido, entretanto o primeiro passo é esvaziar a bexiga do cão já que passar apenas um dia sem urinar  já faz com que ele corra risco de vida.

Meu cachorro não consegue urinar, o que devo fazer? 2

O que eu devo fazer?

Você só pode levar seu cachorro ao veterinário. É a única coisa que pode e deve fazer. Isso porque apenas ele poderá descobrir a razão para a dificuldade de micção e poderá tratar e também esvaziar a bexiga do seu cachorro. É muito importante que você monitore os hábitos urinários do seu cachorro pois apenas um dia sem urinar já é o suficiente para colocar sua vida em risco.

Ao chegar ao consultório ele provavelmente fará uma série de perguntas como quando foi a última fez que ele fez xixi ou ainda se houve sangue nas últimas urinas. Se for um problema na bexiga, ele irá fazer o esvaziamento do órgão manualmente. Se forem cálculos, exames serão necessários para confirmar a possibilidade e então será feito um tratamento para eliminar o problema. Por último, se for infecção urinária ou cistite, será feito um tratamento medicamentoso para reverter o quadro.

Importante

Jamais brinque com a saúde do seu cachorro, ele só possui você para cuidar dele. Urina é coisa séria e quando um cão não faz xixi, significa que há algum problema a ser investigado. Então, leve a sério e corra para o veterinário. É preciso sempre ser responsável e lembrar que àquela vida depende de você. Antes de adotar é importante que você faça alguns questionamentos como: Tenho condições financeiras para alimenta-lo com ração de qualidade? Para vacina-lo? Para leva-lo ao veterinário quando necessário?

Caso diga não, é importante que você espere até ter todas essas condições para que seu cachorro não sofra sem necessidade.