Se você possui ou adotou um cachorro já na melhor idade, é comum que se pergunte se é possível treinar um cachorro idoso. Por isso hoje vamos contar mais sobre esse assunto. Que tal?

Pois bem, começo dizendo que sim. Você pode com certeza ensinar alguns truques para um cachorro idoso, inclusive ele aprenderá tão bem quanto um filhote. É claro, um cão mais velho já possui inúmeros hábitos e vícios que realmente podem ser difíceis de tirar, porém isso não significa que seja impossível. Com um pouco de prática e persistência, com certeza você obterá sucesso. O mais importante é ter paciência.

Como ensinar truques para cachorro idoso

De nada adianta saber que é possível se você não sabe como, não é mesmo? Por isso vamos dar alguma dicas de como começar estre treinamento. Só lembre-se sempre de que é preciso ter paciência e persistência. Jamais o repreenda ou use de violência para ensinar um comando, aposte sempre no reforço positivo.

Leia também: Como ensinar seu cachorro a rolar

É possível ensinar truques a cachorro idoso? 3

Através do exemplo

Se você tiver outro cachorro em casa, pode treina-los ao mesmo tempo. Através do exemplo do mais jovem, cuja mente aprenderá mais rápido o comando, o mais velho acabará aprendendo através do exemplo. Isso é bacana porque reforça a sua relação com os dois além de reforçar entre eles também. Além disso, a aprendizagem será muito mais rápida porque sempre que um cachorro vê que está agradando, repetirá o comportamento e se um vê que o outro está agradando, ele tentará fazer a mesma coisa para também agradar ao tutor.

Reforço positivo

Voltando ao assunto acima, é de suma importância que você aposte no reforço positivo. Ou seja, você deve enaltecer uma ação correta e premia-la ao invés de repreender um comportamento não esperado. Jamais assuste, maltrate ou grite com um cachorro na hora do treinamento pois isso só irá confundi-lo mais e ainda causará um grande trauma. Procure sempre dizer os comandos com firmeza e recompensar sempre cada atitude correta.

Não o subestime

É preciso lembrar que nunca é tarde para aprender algo novo, tanto para você quanto para seu cachorro. Por isso é importante que você não subestime a capacidade de aprendizagem do seu cachorro idoso. Inclusive, os momentos em que o adestramento ocorre são realmente preciosos para um cachorro, eles fortalecem os laços entre cachorro e tutor e ainda ajudam no seu desenvolvimento físico e mental. Ensinar truques a ele é a melhor forma que você possui de melhorar sua qualidade de vida e fazê-lo se sentir bem consigo mesmo.

Lembre-se das limitações

É claro que um cachorro com idade avançada possui limitações que precisam ser levadas em consideração. Jamais será uma boa ideia realizar um treinamento de agility em um cachorro que sofre de artrose, isso porque seu corpo já não possui mais a mesma aptidão que possuia quando jovem. Por isso é preciso ficar atento as limitações do seu amigão. Por exemplo, se ele já não enxerga tão bem ou não ouve como antigamente, é preciso adaptar o treino para eles através de tipos diferentes de comunicação. Um cachorro que não vê precisa que você o instrua utilizando a voz e as mãos, já um cachorro que não ouve precisa de comandos visuais.

Além disso, existem cachorros que desenvolvem a chamada Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina também chamada de demência senil. Neste caso é comum que a dificuldade seja bem maior, porém isso não significa que é impossível. Na verdade, exercícios de adestramento inclusive podem ajudar a manter a mente do cãozinho ativa. Logo, com paciência e diversas repetições, é muito provável que você consiga sim ensinar até mesmo um cãozinho com a SDCC.

É possível ensinar truques a cachorro idoso? 4

O que são truques, afinal?

Ao falar truques, pode ser que você pense apenas naqueles comandos tradicionais que as pessoas fazem para demonstrar o quanto seus cães são espertos e treinados, porém que não possuem grandes utilidades. Porém, truques vão muito além disso, sendo na verdade comandos para melhorar a convivência sua e com seu cachorro. Alguns exemplos são ensinar a fazer xixi no local correto novamente, caminhar corretamente, passear usando coleira, não mexer no lixo, não comer as coisas, enfim. Truques que vão além do fingir de morto’ e que ajudam você e seu cachorro a conviverem melhor.

Ou seja, se seu cachorro idoso está fazendo xixi em toda a casa – desde que não esteja sofrendo de incontinência – é totalmente possível você ensina-lo novamente a urinar no local demarcado. O mesmo serve para os maus hábitos como latir ao redor da mesa pedindo comida ou ainda latir para desconhecidos. Além disso, um bom treinamento não é apenas algo benéfico para você como para o cachorro também desenvolvendo sua mente e o mantém ativo e feliz!

Você sabia de tudo isso? Comente!