Cada dia mais aparecem novos termos no universo dos cachorros e um deles é o canicross e hoje iremos desvenda-lo!

O canicross é um tipo de esporte que ficou muito popular na Europa. Começou através dos exercícios desenvolvido para cachorros da raça Huskies que adoram puxar trenós devido a sua imensa força e energia. Nele vemos um tipo de equipamento de corrida feito especialmente para cachorros que o deixa junto a você para que possam correr juntos.

Toda a Europa se apaixonou pelo esporte que hoje conta com inúmeros clubes e também com eventos de corrida regulares. Aqui no Brasil o esporte ainda é novo, porém tem ganhado certa popularidade em algumas regiões devido a seus grandes benefícios na relação entre seu cachorro e você, assim desenvolvendo um forte vínculo.

O que é canicross? 3

O que preciso para fazer Canicross?

É importante que você jamais utilize coleiras que fiquem apenas no pescoço do cachorro durante esta prática esportiva devido a grande pressão que pode ocorrer no pescoço. Além disso, se você acabar se apaixonando pelo esporte, é importante buscar o equipamento adequado, além disso você pode procurar algum clube onde mais pessoas o pratiquem para você conseguir algumas dicas importantes sobre o esporte. Veja os equipamentos básicos para o canicross:

Arnês

O arnês é um sistema que serve de apoio e fica em todo o corpo do cachorro para quando ele está puxando para frente. Hoje existem inúmeros modelos e marcas no mercado para que você possa escolher a melhor opção.

Coleira apropriada

É importante que você compre uma coleira de mãos-livres não muito comprida para que você não tropece no fio. O ideal é utilizar uma coleira de bungee ou ainda acessórios indicados para corridas em alta velocidade, assim evitando ações bruscas que podem acabar causando lesões

Um arnês para você também

Existem cintos que devem ficar presos na cintura e que funcionam da mesma forma que um arnês, dando-lhe segurança e mantendo você preso ao seu cachorro, assim dando apoio e ajudando no exercício.

Outros acessórios importantes

É muito importante que você tenha água tanto para você quanto para o seu cachorro, então o ideal é que você tenha uma mochila leve e pequena consigo onde possa carregar garrafas d’água e também uma tigela para o seu cachorro. Em dias quentes o corpo desidrata muito rapidamente e é importante repor os minerais perdidos. Também leve alguns saquinhos caso seu cachorro precise fazer o nº 2.

Dicas para o Canicross dar certo

Em geral, na prática do canicross o cachorro gosta de puxar pela frente, porém existem alguns cães que preferem ficar ao lado. Caso você deseje que ele vá para a frente, você pode incentivá-lo a isso o elogiando e o encorajando quando o fizer. Você também pode recompensa-lo com um petisco após um trecho de corrida.

É muito importante que vocês dois façam um treinamento básico antes de começar a correr para que tanto você quanto o cachorro aprendam os comandos para acelerar e desacelerar, mover para esquerda ou para a direita, enfim. Existem inúmeros comandos que são importantes em alta velocidade.

O que é canicross? 4

Será que meu cachorro pode praticar canicross?

Grande parte dos cachorros adora o esporte, porém você precisa ter noção de algumas coisas primeiro. Seu cachorro precisa ter um porte atlético e gostar muito de exercícios físicos. Não adianta tentar pratica-lo com um cachorro da raça bulldog francês, por exemplo, pois ele não chegará nem até a esquina devido a suas tendências e seu corpo.

Logo, você precisa ter um cachorro cheio de energia para isso. Outra informação importante é que este não é um esporte aconselhado para filhotes pois seu corpo ainda está em desenvolvimento e realizar atividades de grande impacto afeta diretamente o desenvolvimento dos seus ossos. O ideal é que cachorros de grande porte só comecem a pratica-lo após os 18 esses.

Já cachorros idosos podem tranquilamente continuar praticando o esporte desde que você diminua a intensidade. Além disso, é importante que você o leve ao veterinário para fazer uma avaliação e contar seus planos, apenas um profissional poderá dizer se ele está realmente apto para desenvolver a atividade ou se isso pode trazer algum prejuízo para sua saúde. Também é importante que você monitore as reações do corpo dele, em qualquer sinal de dor pare tudo e faça atividades de menor impacto.

Gostou da sugestão? Então se informe para fazer tudo certinho. Esta é realmente uma prática esportiva muito bacana para fazer com seu cachorro, podendo aumentar seus laços e fazê-lo ficar muito, muito feliz! Porém, lembre-se de ter cuidado, está bem?