Se você já viu um chow-chow certamente deve ter ficado intrigado com a cor diferente de sua língua. Mas afinal, por que será que ela possui essa cor? Vamos descobrir!

Existe uma lenda chinesa que narra a origem desta curiosa coloração. No princípio os Chow Chows tinham como dever proteger os templos budistas, certo dia em uma época muito fria um dos monges ficou seriamente doente e acabou não tendo como buscar lenha para acender o fogo. Então, o cão guardião ia até a floresta coletar madeira e acabou achando apenas pedaços carbonizados que foram levados até o monge. Devido ao contato com o carvão, sua boca teria ficado azul. Outra lenda diz que certo dia Buda pintou os céus de azul e quando o fez, deixou vestígios da tinta no chão. Um chow-chow teria lambido as gotas que caíram e a partir deste momento teria colorido sua própria língua de azul.

Entretanto, existe uma explicação lógica e científica para a cor azulada também! A língua desta raça costuma ser azul em função do pigmento que colore a área na raça, quanto maior a concentração dessas células mais forte será a cor. É comum que além da língua este tipo de cão tenha também os lábios, gengivas e palatos azuis. No princípio os cães que podiam acasalar eram apenas os que tinham a pigmentação diferenciada justamente em função da lenda da cor de Buda, o que acabou perpetuando a cor nas diferentes gerações.

Por que chow-chow tem a língua azul? 2

Leia também: É possível um cachorro ter pesadelos?

O curioso é que não apenas o chow-chow possui os lábios e palato azuis, diversas outras raças de cães e mamíferos também possuem manchas desta cor na área. Também é interessante perceber que eles não nascem com a língua azul, mas ela vai ficando neste tom entre o segundo e terceiro mês. Caso seu amigão não tenha essa coloração na língua, existe a chande do mesmo não ser fruto de pais chow-chows puros, isso porque este é um gene recessivo que precisa de pai e mãe para causar o resultado.

Você sabia disso? Comente!